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Type: Tese de Doutorado
Title: Fontes de informação de antiquários: proposta de um modelo de análise e de categorização
Authors: Julia Goncalves da Silveira
First Advisor: Ligia Maria Moreira Dumont
First Referee: Maria Beatriz A Sathler Bretas
Second Referee: Madalena Martins Lopes Naves
Third Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
metadata.dc.contributor.referee4: Ana Maria Rezende Cabral
Abstract: Esta pesquisa enfocando a problemática dos antiquários, de seu mundo de trabalho, fluxo e uso de informação objetivou, de modo amplo, caracterizar o comportamento informacional desses profissionais, identificar suas fontes de informação preferenciais e desvelar sua rede de contatos estabelecidas em função de busca e de troca de informações subsidiárias ao fazer profissional. Objetivou-se, de modo especial, compor modelo de estudo de comportamento informacional de profissionais antiquários e de categorização de suas fontes preferenciais, que possa subsidiar fases tanto de planejamento quanto de avaliação e reformulação de sistemas de informação especializados, fundamentado em alguns dos princípios de abordagem centrada em seus usuários. O referencial teórico que alicerçou a construção teórica deste trabalho adveio da literatura especializada nas áreas relacionadas à comunicação, informação e teoria do conhecimento; aos estudos de uso e de usuários de informação; metodologias de estudo de usuários e de suas fontes de informação; memórias e biografias de antiquários, assim como de informações da base de dados Classificação Brasileira de Ocupações CBO, do Ministério do Trabalho e Emprego, as quais esclareceram acerca das atribuições formais dos comerciantes antiquários no contexto nacional. Subsídios para melhor compreensão dos assuntos memórias, patrimônios, redes sociais, sociometria,entre outros, intervenientes nesta pesquisa, foram buscados em ciências afins à ciência da informação, entre elas, comunicação, história e sociologia. As pesquisas de campo foram desenvolvidas em três fases. A primeira, realizada em Belo Horizonte, em caráter de estudo exploratório, constou de entrevista com uma gerente de loja de antiguidades, de visitas e observações em estabelecimentos comerciais do ramo, visitas a feiras e exposições de objetos de arte e antiguidades. A segunda foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo cinco antiquários da Rua do Lavradio. Esta, integrante doCorredor Cultural, localizada no Centro Antigo do Rio, região escolhida também para realização da terceira e última fase da pesquisa de campo. Nas duas últimas etapas foram entrevistados treze antiquários atuantes nessa Rua, cinco deles em setembro de 2004 e oito em maio de 2005. Esses últimos responderam também a um questionáriosociométrico, que possibilitou a construção posterior do sociograma representativo da rede do grupo de antiquários integrantes da pesquisa. Para o desenho do sociograma utilizou-se o software Ucinet, aplicativo para essa modalidade de representação gráfica de redes sociais, desenvolvido pela Unesco. Atividades complementares, das duasúltimas fases, constituíram-se também de observações no contexto de trabalho dos antiquários cariocas, visitas a feiras, exposições de antiguidades e a sebos localizados no Centro Antigo do Rio. Para composição das questões da entrevista, aplicada na última fase de pesquisa de campo, foram observados princípios da abordagem sense-making, combinados com a técnica do incidente crítico. A categorização das fontes de informação dos antiquários foi construída a partir dos resultados alcançados através do rastreamento das fontes usadas pelos antiquários escritores e pelos atuantes que foram entrevistados. Os resultados alcançados comprovam que as suposições norteadoras da investigação foram total ou parcialmente confirmadas, no que concerne ao comportamento informacional e fontes de informação preferenciais dos antiquários envolvidos na pesquisa. Inclui apêndices, anexos e ilustrações.
Abstract: This work focuses the antique dealers problematical. The broad objective of this work was to characterize the information behavior of these professionals, identifying their main information source. A more specific objective was to make up a model of study of information behavior of antique trade professionals. Also, a categorization of theirpreferable information sources that could subsidize planning as well as evaluation and reformulation of specialized information systems. Bibliographical reference was based on specialized literature related to communication, information and theory of knowledge. It was also based on the study of information use and users, memoirs and biographies of antique dealers, as well as information from the database ClassificaçãoBrasileira de Ocupações CBO, from Ministério do Trabalho e Emprego. For a better comprehension of subjects such as memoirs, patrimonies, social nets, sociometry, among others, sciences other than information sciences were searched, as communication, history and sociology. Market research was developed in three different phases. The first one, an exploratory study, was carried out in Belo Horizonte, andconstituted of an interview with an antique store manager, visits and observation to commercial establishments and visits to antique and art fairs and expositions. The second was carried out in the city of Rio de Janeiro, involving five antique stores at Rua do Lavradio, which is part of Rios Cultural Corridor, located in the old citys center. This region of Rio de Janeiro was also chosen for the last phase of the market research. In the last two stages, thirteen antique traders from Rua do Lavradio wereinterviewed, five of them in September 2004 and eight in May 2005. The last eight also answered a sociometry questionnaire, which made possible the sociogram construction. To design of the sociogram was used the software Ucinet, which was developed by Unesco. Complimentary activities of the last two stages, constituted of observations in the work context of antique shops in Rio, visits to antique fairs and expositions located in Rios old city center. For the questions of the interview used in the last stage of the market research, a sense-making approach was applied, combined with the criticalincident technique. The categorization of the information sources of the antique dealers was made according to results of the studies of the sources used by antique traders and writers that were interviewed. Results could prove that initial suppositions related to information behavior and preferable information sources of the antique dealers involved in the research were partially or totally confirmed. This work includes appendix and enclosure.
Subject: Fontes de informação
Antiquarios
Ciência da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EARM-6ZFPQB
Issue Date: 6-Feb-2006
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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