Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q3NMG
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Os Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto (MG)
Autor(es): Lia Sipaúba Proença de Moraes
Primeiro Orientador: Maria Regina Emery Quites
Primeiro membro da banca : Adalgisa Arantes Campos
Segundo membro da banca: Alessandra Rosado
Resumo: No Brasil colônia, durante o século XVIII e início do XIX, na Capitania de Minas, a religião cristã foi perpetuada por suas imagens devocionais. A imaginária sacra colonial compõe um campo de estudo amplo e interdisciplinar. Esse trabalho tem como objetivo analisar as representações iconográficas, as técnicas e materiais das esculturas da Paixão de Cristo, localizadas nos retábulos laterais da nave e retábulo do consistório da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto (MG). Esta pesquisa dá ênfase à tecnologia da escultura em madeira com máscara de chumbo policromadas, conhecida por mascarilla. A metodologia aplicada para esse estudo se fundamentou em um levantamento bibliográfico nas áreas de história, arte e iconografia abarcando uma pesquisa documental. A pesquisa in loco se pautou em registro fotográfico, investigação de materiais, técnicas e análises científicas dos Cristos da Paixão. Tais esculturas apresentam uma tecnologia construtiva em variações de Imagens de Vestir e Talha Inteira. Sua técnica da máscara em molde de chumbo policromado foi comum na Espanha e países andinos, é rara em Minas Gerais. Essas imagens devem ser preservadas e reconhecidas como importante fonte de pesquisa histórica, artística e social.
Abstract: In Brazil colony, during century XVIII and beginning of the XIX, in the Capitania of Minas, the Christian religion was perpetuated by its devotinals images. Colonial sacraded imaginary composes a field of ample and interdisciplinary study. This work has as objective to analyze the iconographic representations, the techniques and materials of the sculptures of Christs Passion, located in the sides retables of the nave and retables of the consistory of the Church of the Third Order of Ours Lady of Carmel of Ouro Preto (MG). This research emphasis the technology of the sculpture in wood with lead mask polychomatedes, known as mascarilla. The methodology applied for this study is based on a bibliographical survey in the areas of history, art and iconography to embrace a documentary research. The research in loco is based in photographic register, inquiry of materials, techniques and scientific analyses of the Christs of the Passion. Such sculptures present a constructive technology in variations of Images To Dress and Whole Carvings. Its technique of the mask in polychomated lead mold was common in Spain and Andean countries, is rare in Minas Gerais. These images must be preserved and recognized as important source of historical, artistic and social research.
Assunto: Escultura de madeira
Arte Sacra Minas Gerais
Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (Ouro Preto, MG)
Ídolos e imagens
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q3NMG
Data do documento: 8-Ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_lia_sipa_ba.pdf8.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.