Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q3NZ8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O tempo anacrônico nos Atlas de Warburg e Richter
Authors: Juliana Andrade de Lacerda
First Advisor: Daisy Leite Turrer
First Co-advisor: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
First Referee: Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Second Referee: Wanda de Paula Tofani
Abstract: O estudo de incidências de anacronismos no Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg, constitui o objeto principal de nossa reflexão e, a partir daí, propomos discutir também o Atlas de Gerhard Richter. O pensamento de Walter Benjamin sobre a imagem dialética embasa a análise feita nesta dissertação. Para ele a dialética se trata de cristais de memória histórica na beleza dos quais brilha a sublime violência do verdadeiro que se manifesta como um sintoma não permitindo o esquecimento. Dessa forma, percebe-se a latência do Outrora que se sobrepõe ao Agora, provocando uma fratura na continuidade histórica. Essa teoria foi colocada em prática por Warburg no Atlas Mnemosyne, no qual se reúnem fotografias em painéis negros, que revelam a energia da Pathosformel. Essa fórmula do pathos traduz a existência de uma imbricação entre carga afetiva e forma iconográfica que percorrem a história da arte desde a Antiguidade, como uma forma de sobrevivência ou de um pós-viver (Nachleben). Alguns gestos são reveladores de uma imbricação que abarca a História, o que instaura a noção de tempo aberto e de descontinuidades que se traduzem em um modelo temporal de dupla-face. Esse paradigma apresenta um passado latente que sobrevive e que se manifesta no presente pela intermitência das imagens. Richter retoma fotografias da mídia de um incidente histórico alemão conhecido como 18 Oktober 1977 para produzir suas pinturas dez anos depois do fato ocorrido. A partir desse procedimento, o autor provoca um deslocamento do tempo linear da mesma forma que Warburg, no Atlas Mnemosyne.
Abstract: The study of incidences of anachronisms on Atlas Mnemosyne of Aby Warburg, is the main object of our reflection and, from there, we also propose to discuss the Atlas of Gerhard Richter. The writings of Walter Benjamins dialectical image underlies the analysis in this dissertation. For him it is the dialectic of "crystals of historical memory" in which beauty shines the sublime violence of truth which manifests itself as a symptom not allowing oblivion to accure. Thus, it is latency of the former that overlaps the Now is understood, causing a fracture in historical continuity. This theory was put into practice by Warburg on Mnemosyne Atlas, which gathered photographs in black panels revealing the power of Pathosformel.This formula reflects the pathos of the imbricated existence of emotional drives and iconographic form that traverse the history of art from antiquity as a means of survival or a post-life (Nachleben). Some actions are indicative of an imbrication that covers the history, which introduces the notion of open time and discontinuities that translate into a two-sided temporal model. This paradigm presents a latent past that survives and that manifests itself in the present by of images. Richter takes photographs of a German historical incident known as 18 Oktober 1977 to produce his paintings ten years after the occurred fact. From this procedure, the author causes a linear displacement of the time just as Warburgs Atlas Mnemosyne.
Subject: Warburg, Aby , 1866-1929 Atlas Mnemosyne
Arte Historiografia
Fotografia
Arte Filosofia
Richter, Gerhard , 1932- Atlas
Percepção visual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q3NZ8
Issue Date: 25-Sep-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliana_dissert_semimagem_2__21_08_14.pdf6.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.