Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q4M4W
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJ
Autor(es): Diogo Horta Miguel
primer Tutor: Mariana de Lima e Muniz
primer miembro del tribunal : Monica Medeiros Ribeiro
Segundo miembro del tribunal: Maria Lucia de Souza Barros Pupo
Resumen: Esta dissertação discorre sobre o Sistema Impro, criado pelo dramaturgo e professor inglês Keith Johnstone na segunda metade do século XX, aplicado à formação do ator em nível superior em Minas Gerais. A partir de um estudo sobre a inserção desse sistema no Brasil, procuramos entender como o trabalho de Johnstone foi repensado e recriado em propostas pedagógicas que fazem parte dos currículos das graduações em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de São João del-Rei. Por isso, o estudo de caso desta pesquisa analisou a aplicação do Sistema Impro no contexto da formação de atores em ambas as graduações citadas. A partir da observação da prática docente, da proposição desse sistema como professor, da avaliação e registro das aulas e da aplicação de questionários aos alunos, pode-se perceber de que forma e quais os meios utilizados pelo Sistema Impro estabelecem conexões com o processo criativo do ator e com aspectos constitutivos da atuação e da docência em teatro quando aplicado em um contexto de formação teatral.
Abstract: This work discusses the Impro System, created by playwright and english professor Keith Johnstone in the second half of the twentieth century, applied to the actor's training in higher education in Minas Gerais. Based on a study about the insertion of this system in Brazil, we seek to understand how Johnstones work was rethought and recreated in pedagogical proposals that are part of the curriculum in the theatre education of Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais and Universidade Federal de São João del-Rei. Therefore, the case study of this research examined the application of Impro System in the actors training in both universities cited. From the observation of teaching practice, the proposition of this methodology as a teacher, the assessment and recording of lessons and the administration of questionnaires to students, it can be perceived what way and what are the means used by the Impro System establish connections with the actors creative process and with aspects of performance and teaching when applied in the context of theatrical training.
Asunto: Arte
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q4M4W
Fecha del documento: 27-ago-2014
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o___o_sistema_impro_na_forma__o_universit_ria_em_teatro___diogo__horta__1_.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.