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dc.contributor.advisor1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee1Monica Medeiros Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Maria Lucia de Souza Barros Pupopt_BR
dc.creatorDiogo Horta Miguelpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:38:17Z-
dc.date.available2019-08-12T22:38:17Z-
dc.date.issued2014-08-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q4M4W-
dc.description.abstractThis work discusses the Impro System, created by playwright and english professor Keith Johnstone in the second half of the twentieth century, applied to the actor's training in higher education in Minas Gerais. Based on a study about the insertion of this system in Brazil, we seek to understand how Johnstones work was rethought and recreated in pedagogical proposals that are part of the curriculum in the theatre education of Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais and Universidade Federal de São João del-Rei. Therefore, the case study of this research examined the application of Impro System in the actors training in both universities cited. From the observation of teaching practice, the proposition of this methodology as a teacher, the assessment and recording of lessons and the administration of questionnaires to students, it can be perceived what way and what are the means used by the Impro System establish connections with the actors creative process and with aspects of performance and teaching when applied in the context of theatrical training.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação discorre sobre o Sistema Impro, criado pelo dramaturgo e professor inglês Keith Johnstone na segunda metade do século XX, aplicado à formação do ator em nível superior em Minas Gerais. A partir de um estudo sobre a inserção desse sistema no Brasil, procuramos entender como o trabalho de Johnstone foi repensado e recriado em propostas pedagógicas que fazem parte dos currículos das graduações em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de São João del-Rei. Por isso, o estudo de caso desta pesquisa analisou a aplicação do Sistema Impro no contexto da formação de atores em ambas as graduações citadas. A partir da observação da prática docente, da proposição desse sistema como professor, da avaliação e registro das aulas e da aplicação de questionários aos alunos, pode-se perceber de que forma e quais os meios utilizados pelo Sistema Impro estabelecem conexões com o processo criativo do ator e com aspectos constitutivos da atuação e da docência em teatro quando aplicado em um contexto de formação teatral.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema Impropt_BR
dc.subjectFormação universitária em teatropt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.titleO Sistema Impro na formação universitária em teatro: experiências nos cursos de graduação em teatro da EBA/UFMG e da UFSJpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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