Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RHEF4
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O Teatro radical na cena contemporânea de Fortaleza: pesquisa de linguagem e o diálogo com as práticas espetaculares tradicionais
Autor(es): Gilson Brandão Costa
Primeiro Orientador: Fernando Antonio Mencarelli
Primeiro membro da banca : Orlando Luiz de Araújo
Segundo membro da banca: Francisca Rosália Silva Menezes
Terceiro membro da banca: Mariana de Lima e Muniz
Quarto membro da banca: Antonio Barreto Hildebrando
Resumo: O teatro brasileiro contemporâneo foi adensado pela busca de artistas, homens e mulheres da cena que, em regiões diferenciadas do país, objetivavam, através de intensiva prática, um modo próprio de pensar e conceber a criação teatral. No Ceará, no final dos anos 1980, o ator, encenador e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme adensou a reflexão e a cena local com a proposição do Teatro Radical, poética tangenciada pelo cruzamento de conceitos do Teatro Épico, do Teatro Pobre de Jerzi Grotowski, da Antropologia Teatral de Eugênio Barba e por intensiva interpretação da cultura brasileira. O Teatro Radical dimensionou-se na cena contemporânea cearense, provocandosignificativas criações tanto de montagens-solo quanto de montagens coletivas. O estudo, a compreensão e interpretação do respectivo fenômeno enunciado primam pelo diálogo interdisciplinar tendo como referência teórica a História, a Antropologia, a Etnocenologia, a Estética, os Estudos Culturais e a Semiologia. Focalizamos o desenvolvimento e o movimento da prática do Teatro Radical na cena contemporânea da cidade de Fortaleza. Recortamos como pesquisa de linguagem do Teatro Radical os elementos fundamentais trabalhados em processos cênicos: o ator, as narrativas, o espectador, o diálogo com os materiais, as matrizes das práticas espetaculares tradicionais locais e as questões relacionadas ao mito e às identidades. Propõe-se a compreender e interpretar o fenômeno a partir de fundamentações, conceitos, processos cênicos e encenações realizadas pelo autor da proposição, por atuantes, por grupos e por outras experiências realizadas na escola de formação de atores - o Curso de Arte Dramática. O horizonte metodológico, perspectivando a interpretação, construção e desenvolvimento da Poética do Teatro Radical, pauta-se no estudo vertical das fontes constituídas por manifestos, entrevistas publicadas, entrevistas semiestruturadas, depoimentos, fotografias, vídeos, matérias impressas em jornais, folders das montagens e reflexões críticas
Abstract: The contemporary Brazilian theater was based on searching for performers in different regions of Brazil: men and women who aimed, through an intensive practice, an own way of thinking and creating their plays. In the state of Ceará, for example, more specifically in the end of the 1980s, the performer and playwright called Ricardo Guilherme contributed to motivate a mature reflection and also the local setting. He proposed a theater movement named Teatro Radical, which is characterized by linking concepts of the Epic Theater, thePoor Theater (by Jerzi Grotowski), the Theater Anthropology (by EugênioBarba) and also through an intensive interpretation of the Brazilian culture. The Teatro Radical was increased in the contemporary setting of Ceará causing important creations in solo and collective plays. In this respect, the interpretation of that phenomenon, based on a historical, social and esthetic approach, will be focused on the basis, the development and the movement of the theatrical practice in the city of Fortaleza, which is the capital of Ceará, focusing on the essential elements which are worked in performances: the performer, scripts, audience, the elements of traditional practices in local performances and also questions related to the myth and to identities. From an interdisciplinary approach, this thesis compares that interpretation based on the fields of history, esthetic, semiotics and anthropology. It is a proposal to understand and interpret that phenomenon through an analysis of principles, fundamentals and studies of plays which were done by the performer mentioned previously, by other performers, groups and also by experiences carried out in the acting school, the Dramatic Art Courses. The scientific method, which focuses on interpreting, constructing and developing of the Teatro Radical, is based on the study of sources that are consisted in interviews published, semi-structured interviews, speeches, photographs, videos, newspaper reports, playbills and critical thoughts.
Assunto: Teatro Ceará
Teatro brasileiro
Movimento (Encenação)
Representação teatral
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RHEF4
Data do documento: 9-Out-2014
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.tr.vers_ofinal.2014.pdf6.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.