Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9TDN6J
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Fotografia como crença: construindo narrativas, ressignicando memórias
Autor(es): Camila Otto Diniz Ferreira
primer Tutor: Maria do Carmo de F Veneroso
primer miembro del tribunal : Elisa Maria Amorim Vieira
Segundo miembro del tribunal: Patricia Dias Franca
Resumen: Nesta dissertação, discorrerei sobre o uso da fotografia como objeto de crença, utilizando como mote de estudo inicial a série de fotografias VE(lar), de minha autoria, na qual me aproprio de imagens do álbum de família, refotografando-as e modificandoas através do flash da câmera. Discutirei a relação entre o caráter documental da fotografia e sua situação atual, na qual ela é vista também como prática artística umafotografia-expressão. Se desde o seu surgimento a fotografia sempre carregou um caráter documental, a partir da segunda metade dos anos 1970, vários autores passaram a questionar essa concepção, considerando que entre o real e a imagem se interpõe uma série infinita de outras imagens, invisíveis, porém operantes. Acarretando com isso o questionamento da relação da fotografia com o referente, sem desprezar seus diferentes aspectos e usos, mas considerando também que as condições sociais, econômicas e sociológicas afetam a produção da imagem e sua recepção. Assim, a imagem fotográficadependerá também da vivência e da bagagem cultural do espectador. Pode-se dizer que não há fotografia inocente e que toda imagem possui um caráter subjetivo, e, dependendo do contexto do qual ela se encontra, poderá se dar a ver/ler de diferentes maneiras. Considerando a fotografia como uma linguagem, refletirei sobre sua relação com a escrita e a oralidade, sempre levando em consideração minha prática artística.
Abstract: In this paper, I will broach the use of photography as an object of belief, using as an initial study mot, a series of photographies VE(lar), of my own authorship. In this job, I borrow images from a family album, re-photographing them and modifying them through the camera flash. I will discuss the relation between the documentary character of photography and its present situation, where it is seem as an artistic practice an expression-photography. If since its appearing, photography has always carried on this documentary character, from the second half of the 1970s on, many authors started to doubt this conception, considering that in between the real and the image there is an infinity series of other images interposing them, invisible, but operating images. Bringing on the discussion of the relation of photography with the referent, without despising its different aspects and uses, but also considering that the social, economic and sociological conditions affect the production of the image and its reception. Thereby, the photographic image will also depend on the living and cultural baggage of the spectator. We can tell that there is no innocent photography and that any image has a subjective character, and, depending on the context in which is inserted; it can be viewed/ read in different ways. Looking upon photography as a language, I will reflect on its relation to the writing and the orality, always taking into account my artistic practice.
Asunto: Fotografia Aspectos sociais
Fotografia Filosofia
Arte e fotografia
Critica fotografica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9TDN6J
Fecha del documento: 31-oct-2012
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
fotografia_como_cren_a__construindo_narrativas__ressignificando__mem_rias_camila_otto.pdf100.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.