Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47FYR
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Artista que fingere: a manipulação da imagem entre a imanência, as sobrevivências e a dupla-dobra
Autor(es): Marina Romagnoli Bethonico
Primeiro Orientador: Patricia Dias Franca
Primeiro membro da banca : Marisa Florido Cesar
Segundo membro da banca: Stephane Denis Albert Rene Huchet
Resumo: A pesquisa tem como tema o estudo de minha producao e processo artistico conjuntamente com os conceitos que a tangencia, constituindo um trabalho praticoteorico que tem como premissa fazer o fazer, pensar sobre o fazer, pensar sobre o pensar, fazer o pensar. Efetua-se uma reflexao acerca do metodo nas artes visuais, dialogando com o filosofo Gilles Deleuze e seu plano de imanencia.A partir de entao, sao analisados os processos de duas exposicoesindividuais realizadas no periodo do mestrado, articulando as nocoes de imagemmultiplicidade, figura, fingere e dupla-dobra. Discorre-se sobre a influencia artistica de Giotto di Bondone e Fra Angelico, aprofundando no teor do fascinio e da sobrevivencia das imagens, tendo como principal referencial teorico Georges Didi-Huberman.O artista e considerado como praticante do fingere, a partir do momento em que manipula materiais, imagens e conceitos para produzir a realidade. O processo criativo definiu e fundamentou o metodo de pesquisa pratico-teorico construido e, a partir das nocoes apresentadas mas nao de maneira dependente delas , considera-se a imagem como potencia subjacente ao tema em geral.
Abstract: This research has as its theme the study of my artistic process andproduction jointly with concepts tangential to it, constituting a practical and theoretical work that has as a proposition to make the making, think about the making, think about the thinking, make the thinking. A reflection is conducted about method in the visual arts, dialoguing with the philosopher Gilles Deleuze and his plane of immanence.From then on, the processes of two individual exhibitions held in the period of the master's degree are analysed, articulating notions of image-multiplicity, figure, fingere and double-fold. The artistic influence of Giotto di Bondone and Fra Angelico is discussed, exploring the concepts of fascination and survival of the image, having Georges Didi-Huberman as a main theoretical reference.The artist is considered as a practitioner of the fingere, from the moment that he manipulates materials, images and concepts to produce reality. The creative process defined and justified the practical/theoretical research method and, from the concepts presented but not dependent on them , the image is considered as an underlying potency to the theme in general.
Assunto: Imagem (Filosofia)
Artes
Imanência (Filosofia)
Criação (Literária, artística, etc)
Pensamento criativo
Arte Exposições
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47FYR
Data do documento: 26-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_marina_romagnoli_bethonico.pdf18.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.