Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4NFVR
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Corpo-território: um testemunho poético sobre o corpo-criança, a partir do contato com objetos e materiais expressivos, no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil |
Autor(es): | Juliana Mendonça de Castro Palhares |
Primeiro Orientador: | Ana Cristina Carvalho Pereira |
Primeiro membro da banca : | Rosvita Kolb Bernardes |
Segundo membro da banca: | Lucia Gouvea Pimentel |
Resumo: | Corpo-Território é um relato observacional sobre o desenvolvimento expressivo da criança durante a primeira infância (de 1 a 3 anos). A observação dos corpos-criança durante as aulas de Artes Visuais na Escola da Serra traz o olhar da artista-professora e sua percepção sobre as experiências e descobertas das crianças ao serem tocadas pela vivência estética. A pesquisa do corpo e da criança se estrutura na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, baseando-se no olhar fenomenológico sobre a infância junto com o entendimento do corpo como espaço de construção de significados e saberes. O exercício da pesquisa se faz no olhar e na narrativa sobre os corpos polimorfos da infância e suas metamorfoses ao entrar em contato com materiais expressivos. |
Abstract: | Body-territory is an observational report on childrens expressive development during early childhood (from 1 to 3 years old). Observation of bodies-child during Visual Arts classes at Escola da Serra brings the artist-teachers gaze and her perception on childrens experiences and discoveries, as they are touched by the aesthetic experience. The research exercise takes place on the gaze and on the narrative about the childhood polymorphic bodies and their metamorphoses: body-drawing, body-fire, body-parchment. The study of body and children is structured on the works of French philosopher Maurice Merleau-Ponty, based on a phenomenological gaze on childhood, along with the understanding of the body as the space for constructing meaning and knowledge. |
Assunto: | Linguagem corporal Arte e educação Educação de crianças Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4NFVR |
Data do documento: | 26-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_entrega_final.pdf | 9.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.