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dc.contributor.advisor1Luiz Antonio Cruz Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Joao Cura D Ars de Figueiredo Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjadpt_BR
dc.contributor.referee3Maria do Rosário Salema Cordeiro Correia de Carvalhopt_BR
dc.creatorEliana Ursine da Cunha Mellopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T07:58:22Z-
dc.date.available2019-08-14T07:58:22Z-
dc.date.issued2015-10-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7HHBM-
dc.description.abstractThis work, in the Preservation of Cultural Heritage research area, proposes the study of the contemporary Brazilian tiles (azulejaria) heritage by analyzing the inventory of a selection of works withdrawn from the book Azulejaria Contemporânea no Brasil, Frederico Morais (1988; 1990). The author constructed a journey about the the collection of contemporary brazilian azulejos from the neocolonial style Wasth Rodrigues in 1922, at Caminho do Mar in Sao Paulo, through the renewal of artistic proposals of Athos Bulcão and ending on the welcome panel created by Floriano Teixeira for Fundação Casa de Jorge Amado in Salvador. Initially it addressed the development of this type of cultural heritage analyzing the expected inheritage between Portugal and Brazil, and its renewal in the first few decades of the twentieth century when, in the name of the renew of the traditional values, it was started to be produced in Brazil by brazilians. This work is theoretically based in the work on the inventory of azulejos in situ, Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo - developed by Az Rede de Investigação em Azulejos. Using this work, eighty one ceramic coated tiles had been documented, which are placed at sixty one different locations in thirteen cities: Belo Horizonte, Cataguases, Juiz de Fora, Ouro Preto, Rio de Janeiro, Seropédica, São Paulo, Curitiba, Brasilia, Recife, Joao Pessoa, Salvador and Feira de Santana. Information was collected to update information on location, iconography, standards, authorship, reallocation, episodes of destruction or dismantling, on the available safeguard tools, and on the overall condition after twenty five years of the Frederico Morais (1988; 1990) publication and its transmission as a cultural legacy for future generations. This work results has highlighted the current situation of the tile heritage, under many points of views: legislation, conservation and cultural significance. For a short-term proposal of a future work, the collected information will be systematized and integrated into the database kept by the Az Infinitum platform (http://redeazulejo.fl.ul.pt/default.aspx), in order to make them accessible to society and contribute to its dissemination, knowledge and protection.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, inscrito na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, propõe o estudo do patrimônio azulejar contemporâneo brasileiro através da elaboração do inventário de uma seleção de obras destacadas no livro Azulejaria Contemporânea no Brasil, de Frederico Morais (1988;1990). O autor traça o itinerário da construção deste acervo começando pelos azulejos em estilo neocolonial de Wasth Rodrigues, em 1922, para o Caminho do Mar, em São Paulo, passando pela renovação das propostas artísticas de Athos Bulcão e finalizando no painel de boas vindas criado por Floriano Teixeira para a Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador. Inicialmente foi abordada a formação deste patrimônio cultural a partir da herança cultural transmitida nas relações identitárias entre Brasil e Portugal, e sua renovação logo nas primeiras décadas do século XX, quando em nome dos valores tradicionais passa a ser produzido no Brasil por brasileiros. Com o aporte teórico no trabalho de inventário para azulejos in situ desenvolvido para o Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo - pelo Az Rede de Investigação em Azulejos, foram documentados oitenta e um revestimentos cerâmicos aplicados em sessenta e um imóveis em treze cidades: Belo Horizonte, Cataguases, Juiz de Fora, Ouro Preto, Rio de Janeiro, Seropédica, São Paulo, Curitiba, Brasília, Recife, João Pessoa, Salvador e Feira de Santana. As informações coletadas buscaram atualizar dados referentes à localização, iconografia, padrões, autorias, permanência nos locais de origem, episódios de destruição ou desmonte, sobre as ferramentas de salvaguarda que atuam na proteção do referido acervo, o seu estado de conservação após vinte e cinco anos da publicação de Morais (1988;1990) e a sua transmissão como legado cultural para as novas gerações. A leitura dos resultados colocou em evidência o panorama atual do patrimônio azulejar recente, sob os pontos de vista da legislação, da conservação e da significância cultural. Em uma proposta a curto prazo as informações serão sistematizadas e inseridas no banco de dados mantido na plataforma Az Infinitum (http://redeazulejo.fl.ul.pt/default.aspx), com o objetivo de torná-los acessíveis a sociedade e contribuir para a sua divulgação, conhecimento e salvaguarda.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectInventáriopt_BR
dc.subjectAzulejopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectContemporâneopt_BR
dc.subject.otherPatrimônio cultural Inventáriospt_BR
dc.subject.otherAzulejos Brasilpt_BR
dc.subject.otherArte brasileira Séc XX-XXIpt_BR
dc.subject.otherMorais, Frederico Azulejaria contemporânea no Brasilpt_BR
dc.subject.otherPatrimonio cultural Proteçãopt_BR
dc.subject.otherCerâmica Preservaçãopt_BR
dc.titleO panorama do patrimônio azulejar contemporâneo brasileiro visto através do seu inventário: do século XX ao século XXIpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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