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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Sistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamental
Authors: Hortencia Campos Maia
First Advisor: Mariana de Lima e Muniz
First Co-advisor: Marina Marcondes Machado
First Referee: Davi de Oliveira Pinto
Second Referee: Vilma Campos dos Santos Leite
Abstract: Nesta dissertação, apresenta-se um relato de experiência docente da prática do Sistema Impro na disciplina curricular Teatro, com discentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I em um colégio de Belo Horizonte. O relato consiste na etnografia da experiência da pesquisadora e das crianças, por meio da observação, narrativa e análise dessa prática. O Sistema Impro é um sistema de ensino-aprendizagem da improvisação, criado por Keith Johnstone e desenvolvido desde a década de 1950 até a atualidade. Sua proposta, que tem por premissa a liberação da imaginação e da criatividade para o fazer teatral espontâneo, vem sendo, paulatinamente, realizada e discutida por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil. No entanto, no contexto do aprendizado teatral na Educação Básica, percebe-se uma lacuna dessa prática, e sua discussão acadêmica como uma possível metodologia para o ensino do Teatro na escola. Desse modo, esta experiência poderá contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Sistema Impro tanto para seus praticantes, quanto para o público docente de teatro, mas, sobretudo, para a experiência e o aprendizado do Teatro no Ensino Fundamental I por crianças, do ponto de vista delas mesmas.
Abstract: This paper presents a teaching experience report of the practice of the Impro System in a Drama as school subject. Students were on 4th and 5th grade of the Brazilian Elementary School (ages 9-10) in a school in the city of Belo Horizonte. The report consists of ethnography of experience of the researcher and children, through observation, narrative and analysis of the practice. Impro System is a teaching-learning improvisation system, created by Keith Johnstone and developed from the 1950s until today. His idea is premised on the release of imagination and creativity to do spontaneous theater and has been gradually used and discussed by artists-researchers-teachers in Brazil. However, in the context of Drama learning in Basic Education, a gap is noticed regarding this practice and academic discussions to set it a possible methodology for teaching Theater at school. Thus, this experience may contribute to the broadening of knowledge about Impro System not only to its practitioners and Drama teachers, but also to theater learning in Elementary School, from the childrens point of view.
Subject: Teatro Estudo e ensino
Improvisação (Representação teatral)
Professores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7VGE6
Issue Date: 8-Jun-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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