Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-AD5HEY
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Caixa de correio: lugar de entrada, de passagem e de acúmulo de memórias
Autor(es): Tania de Castro Araujo
primer Tutor: Maria do Carmo de F Veneroso
primer Co-tutor: Daisy Leite Turrer
primer miembro del tribunal : Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Segundo miembro del tribunal: Daisy Leite Turrer
Tercer miembro del tribunal: Maria Elisa Mendes Miranda
Cuarto miembro del tribunal: Marilia Andres Ribeiro
Quinto miembro del tribunal: Eugenio Paccelli da Silva Horta
Resumen: A caixa de correio, um objeto antigo, ainda se faz presente em nosso dia a dia, apesar de ser pouco utilizada para receber as tradicionais correspondências pessoais e afetivas. Sua função vem sendo substituída pela comunicação eletrônica e virtual, propiciada pela emergência dos aparatos tecnológicos da contemporaneidade. Sua sobrevivência nos dias atuais atesta sua resistência frente às novas temporalidades. A caixa de correio, como lugar de entrada, de passagem e de acúmulo de memórias, constitui, nesta tese, o motivo nuclear em torno do qual se examinam as relações entre o universo da arte e as questões ligadas aos campos da política, da escrita e do feminino a partir dos meados do século XX. O registro fotográfico de sua presença na arquitetura urbana da cidade de Belo Horizonte1 traduz a face poética inspiradora do percurso desta investigação, que procura dar ênfase ao movimento de Arte Postal / Arte Correio, contextualizando-o no cenário político e artístico, nacional e mundial, com destaque para a intensa produção, envolvimento e atuação efetiva do artista pernambucano Paulo Bruscky.
Abstract: The mailbox, an antique object, is still present in our daily lives, despite being little used for the traditional personal and affective correspondences. Its function has been replaced by the virtual and electronic communication, made possible by the imminence of contemporary technological devices. The mailbox as a place of entrance, transit and accumulation of memories, is, in this essay, the nucleus of the motif around which are examined the connections between the art world and questionings regarding the fields of politics, writing and the female world from the mid-twentieth century. The photographic record of their presence in the urban architecture of the city of Belo Horizonte2 translates the inspiring poetic face of the course of this investigation, which seeks to emphasize the movement of Postal Art / Mail Art, contextualizing it, both nationally and globally, in the political and artistic arena, highlighting the intense production, involvement and activeness of Pernambuco based artist Paulo Bruscky.
Asunto: Memória na arte
Arte e comunicação
Arte e fotografia
Serviço postal
Arte postal
Bruscky, Paulo , 1949-
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-AD5HEY
Fecha del documento: 22-feb-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_final_completa___t_nia_ara_jo.pdf24.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
anonimas_01.mp4194.48 MBMPEG-4 Media FileVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.