Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4YTU5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Conservação preventiva de plumárias indígenas em acervos museológicos: avaliação das condições de conservação dos adornos plumários Kaapor na coleção etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi
Autor(es): Bianca Cristina Ribeiro Vicente
Primeiro Orientador: Luiz Antonio Cruz Souza
Primeiro membro da banca : Willi de Barros Goncalves
Segundo membro da banca: Sue Anne Regina Ferreira da Costa
Terceiro membro da banca: Alessandra Rosado
Resumo: Os adornos plumários são parte integrante da cultura material de diversos grupos indígenas brasileiros. Guardados em museus, acervos de plumária necessitam de cuidados especiais que permitam uma longevidade a este material de extrema fragilidade. Apesar desta vulnerabilidade e da importância da preservação destes objetos ainda são incipientes as pesquisas de conservação desta matéria, principalmente no Brasil. Sendo assim, partindo do conceito de Conservação Preventiva, este trabalho objetivou adequar o modelo de Pearlstein (2017) para avaliar o estado de conservação adornos plumários salvaguardados na Reserva Técnica Curt Nimuendajú, do Museu Paraense Emílio Goeldi. Para isso, buscou-se conhecer as propriedades materiais e técnicas da plumária; conhecer o acervo de plumária e as condições de salvaguarda presentes nesta reserva técnica, aplicar os modelos e gerar resultados que possam ser comparados temporalmente, em pesquisas futuras, permitindo avaliar se houve alteração qualitativa nas condições de conservação do acervo. Sendo assim, o Modelo de avaliação das condições de conservação dos adornos plumários MACCAP está dividido em cinco seções: identificação, técnicas, materiais, mapeamento de danos e condições de salvaguarda. No caso em estudo foram selecionados 40 adornos da etnia Kaapor, distribuídos em 8 coleções formadas entre 1900 e 1985, sendo os resultados do modelo compilados para esse conjunto. Os resultados demonstram estar este acervo em boas condições de conservação, porém com ressalvas a serem feitas tanto em termos de documentação, organização, quanto de conservação das as peças já fragilizadas. O estudo conclui indicando a necessidade de mais pesquisas e trocas de experiências sobre a conservação de um material tão específico, sobretudo entre as instituições museológicas brasileiras.
Abstract: The feather adornments are a part of the material culture of several Brazilian indigenous groups. Saved in museums, collections of featherwork need special care that allow longevity to this material of extreme fragility. Despite this vulnerability and the importance of the preservation of these objects are still incipient the researches of conservation of this matter, mainly in Brazil. Therefore, starting from the concept of Preventive Conservation, this work aimed to adjusting the Pearlstein model (2017) to evaluate the conservation status of feathered adornments safeguarded at the Curt Nimuendajú Storage Room, of the Museu Paraense Emílio Goeldi. For this, it was sought to know the material and technical properties of the featherwork; know the featherwork collection and the conditions of safeguard present in this Storage Room, apply the models and generate results that can be compared temporally in future research, allowing to evaluate if there was a qualitative change in the conservation conditions of the collection. Therefore, the Model of evaluation of the conditions of conservation of feather adornments MACCAP is divided into five sections: identification, techniques, materials, damage mapping and safeguard conditions. To test its applicability within the Storage Room, were selected 40 Ka'apor ornaments distributed in 8 collections formed between 1900 and 1985. The results demonstrate that this collection is in good conservation condition, but with reservations to be made both in terms of documentation, organization and practices that allow greater care with fragile pieces. The study concludes the need for more studies and exchanges of experiences on the conservation of such a specific material, especially among Brazilian museological institutions.
Assunto: Conservação preventiva
Arte indigena Conservação e restauração Brasil
Museu Paraense Emilio Goeldi
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4YTU5
Data do documento: 16-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bianca_vicente___disserta__o.pdf5.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.