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dc.contributor.advisor1Antonio Barreto Hildebrandopt_BR
dc.contributor.referee1Ernesto Gomes Valencapt_BR
dc.contributor.referee2Denise Araujo Pedronpt_BR
dc.creatorBruna Chaves Chiaradiapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T19:57:25Z-
dc.date.available2019-08-11T19:57:25Z-
dc.date.issued2018-04-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4YUQE-
dc.description.abstractIn the present dissertation we sought to investigate if during the theatrical manifestation there is creation of critical experience spaces that awaken in artists and spectators new perceptions about possible worlds and which aesthetic elements collaborate for this to occur. The concepts of utopia, anticamp, heterotopia and temporary autonomous zone were used to support the reflection on the critical suspension of everyday norms, which might be experienced in the theatrical manifestation. The dissertation comprised a case study of the play Escombros da Babylonia and Babylon Cabaret (2017) realized through fieldwork as observant participant of the creation process and presentations of that play, as well as a comparative study of the play Estrela ou Escombros da Babylonia (2014), both by Espaço Comum Luiz Estrela theater nucleus, a cultural occupation in Belo Horizonte/ MG.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação buscou-se perceber se há, durante a manifestação teatral, a criação de espaços de vivência crítica que despertem em artistas e espectadores novas percepções acerca de mundos possíveis e quais elementos estéticos colaboram para que isso ocorra. Utilizou-se como suporte para a reflexão sobre a suspensão crítica das normas do cotidiano, que pode vir a ser vivenciada na manifestação teatral, os conceitos de utopia, anticampo, heterotopia e zona autônoma temporária. A dissertação compreendeu um estudo de caso da peça Escombros da Babilônia e Babylon Cabaret (2017) realizado através de trabalho de campo como observadora participante do processo de criação e apresentações da referida peça, bem como um estudo comparado da montagem Estrela ou Escombros da Babilônia (2014), ambas do núcleo de teatro do Espaço Comum Luiz Estrela, ocupação cultural em Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectheterotopiapt_BR
dc.subjectanticampopt_BR
dc.subjectzona autônoma temporáriapt_BR
dc.subjectutopiapt_BR
dc.subjectEspaço Comum Luiz Estrelapt_BR
dc.subjectteatropt_BR
dc.subject.otherTeatro Filosofiapt_BR
dc.subject.otherTeatro Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.titleA vivência de mundos possíveis na manifestação teatral: escombros da Babilônia e Babylon Cabaretpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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