Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HFXG
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Da alquimia clássica à alquimia digital: da pedra lascada aos bits/da arte rupestre à arte generativa
Autor(es): Marcos Andre Penna Coutinho
Primeiro Orientador: Francisco Carlos de Carvalho Marinho
Primeiro membro da banca : Marilia Lyra Bergamo
Segundo membro da banca: Fabricio Jose Fernandino
Terceiro membro da banca: Alckmar Luiz dos Santos
Quarto membro da banca: Pablo Alexandre Gobira De Souza Ricardo
Resumo: Dentre as muitas formas de alquimia, como a alquimia da química, a alquimia na psicologia, a alquimia na espiritualidade, destacamos uma nova forma, é a Alquimia Digital. Esta é um forma de expressão criada pelo homem e pela máquina, em um processo cocriativo que se materializa através do que chamamos de Matéria Digital. O conceito de transmutação da matéria é essencial nas Alquimia Clássica. O elemento que transmuta é a pedra filosofal, e na Arte procedural a pedra filosofal é o bit binário. Assim, a Matéria Digital é a mônada essencial com a qual é produzida todas as variações mais usadas na computação atual. A manipulação deste bit é a Arte da Alquimia Digital. O alquimista digital sempre procura uma forma de produzir mundos e concretiza isto por dispositivos materializantes de alguma simbolização, os computadores. Este alquimista instaura realidades numericamente produzidas e executadas em centrais de processamento digitais e, os resultados disto, são sensivelmente percebidas pelo ser humano em sistemas de interfaces. Estes mundos são instaurados ontologicamente através do código de construção, a Matéria Digital. Mas, muitas vezes, o resultado extrapola os seus limites técnicos ou simbólicos demonstrando um certo grau de autonomia, e/ou regeneração, e/ou geração. A Alquimia Digital representa um processo de simbolização nunca visto na história, já que, seus resultados extrapolam a representação de mundos como eles existem na natureza. E mesmo, a Alquimia Digital ultrapassa o conceito de representação, passando o status de geratriz também para a cópia. Isso se dá porquê cria mundos com uma arte da transmutação de DNAs numéricos de diferentes naturezas simbólicas, e atinge pré e pós significados. Fazemos todas estas relações pela ótica das Artes computacionais. Da Alquimia Clássica até a Alquimia Digital, procuramos demonstrar as transformações que a computação traz para a forma de se criar Arte. E concluímos que a expressão estética pode ser uma forma de se criar mundos.
Abstract: Among the many forms of alchemy, such as alchemy of chemistry, alchemy in psychology, alchemy in spirituality, we highlight a new form, the Digital Alchemy. This is a form of expression created by man and machine, in a cocreative process that materializes through what we call Digital Matter. The concept of transmutation of matter is essential in Classical Alchemy. The element that transmute is the Philosopher's Stone, and in the Procedural Art, the Philosopher's Stone is the binary bit. Thus, Digital Matter is the essential monad with which all the most commonly used variations in the current Art computation are produced. The manipulation of those bits are the art of Digital Alchemy, and the artist who performs it is the digital alchemist. The digital alchemist always seeks a way of "producing worlds" and accomplishes this by materializing devices of some symbolization, the computers. This alchemist introduces numerically produced and executed realities in digital processing stations and, the results of this, are significantly perceived by human beings in interfaces systems. These worlds are established ontologically through the building code, the Digital Matter.But often the result extrapolates its technical or symbolic boundaries demonstrating a certain degree of autonomy, and/or regeneration, and/or generation. Digital Alchemy represents a process of symbolisation never seen in history, since its results extrapolate the representation of worlds as they exist in nature. And even, digital alchemy surpasses the concept of representation, passing the status of generator also to the copy. This is because it creates worlds with an art of the transmutation of numerical DNAs from different symbolic natures, and reaches pre and post meanings. We do all these relationships through the optics of the Computational Arts. From Classical Alchemy to Digital Alchemy, we seek to demonstrate the transformations that computing brings to the form of creating Art. And we conclude that the aesthetic expression can be a way of creating worlds.
Assunto: Arte digital
Arte moderna Séc XXI
Cosmogonia
Alquimia História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HFXG
Data do documento: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcosandrepenna_da_alquimia_cl_ssica___alquimia_digital__da_pedra__lascada.pdf18.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.