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http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPYN
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Corpos nebulosos: imagens entre aparição e desaparição |
Autor(es): | Giovanna Viana Martins |
Primeiro Orientador: | Marcos Cesar de Senna Hill |
Primeiro Coorientador: | Carolina junqueira dos Santos |
Primeiro membro da banca : | Wanda de Paula Tofani |
Segundo membro da banca: | Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
Terceiro membro da banca: | Alexandre Ragazzi |
Quarto membro da banca: | Sebastiao Brandao Miguel |
Quinto membro da banca: | Carolina junqueira dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa busca, a partir de uma constelação de imagens e textos formada em torno dos significantes nuvem, névoa e fantasma, pensar sobre como nossa percepção do mundo e suas coisas se faz nebulosamente, nos colocando permanentemente frente a incerteza e a impermanência de tudo aquilo que consideramos real. Partindo de imagens escolhidas do artista inglês John Constable, o estudo investiga o Romantismo como momento fundador de mudanças epistemológicas - sobretudo as que se fazem com base nas relações estabelecidas entre o homem e a natureza, a arte e a ciência que se desdobram até a contemporaneidade. Ao percorrer diferentes momentos da história da arte, examina como tais significantes produziram imagens sob várias formas para exercer funções específicas e para dar a ver algo do mundo que sempre nos foge em seu incessante movimento e intermitência. As imagens e as palavras, ao buscar presentificar o já desaparecido, fazem com que ele apareça, reapareça e sobreviva ao esquecimento. |
Abstract: | Cette recherche consiste, à partir dune constellation d'images et de textes formés autour des signifiants nuage, brouillard et fantôme, à réfléchir à la manière dont notre perception du monde et de ses objets devient nébuleuse, nous plaçant en permanence face à l'incertitude et à l'impermanence de tout ce qui nous considérons réel. Basé sur des images choisies de l'artiste anglais John Constable, l'étude examine le romantisme en tant que moment fondateur des changements épistémologiques en particulier ceux basés sur les relations établies entre l'homme et la nature, l'art et la science qui se déroulent jusqu'au contemporanéité. En traversant différents moments de lhistoire de lart, il examine comment de tels signifiants produisaient des images sous des formes diverses pour remplir des fonctions spécifiques et donner a voir quelque chose du monde qui nous fuit toujours dans son mouvement incessant et son intermittence. Les images et les mots, en essayant de rendre présent le déjà disparu, le font apparaître, réapparaître et survivre à l'oubli. |
Assunto: | Imagem (Filosofia) Filosofia da natureza Romantismo na Arte Percepçao (Filosofia) Estetica Arte Filosofia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPYN |
Data do documento: | 15-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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