Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPYN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcos Cesar de Senna Hillpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carolina junqueira dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Wanda de Paula Tofanipt_BR
dc.contributor.referee2Maria Angelica Melendi de Biasizzopt_BR
dc.contributor.referee3Alexandre Ragazzipt_BR
dc.contributor.referee4Sebastiao Brandao Miguelpt_BR
dc.contributor.referee5Carolina junqueira dos Santospt_BR
dc.creatorGiovanna Viana Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T03:27:45Z-
dc.date.available2019-08-11T03:27:45Z-
dc.date.issued2019-03-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPYN-
dc.description.abstractCette recherche consiste, à partir dune constellation d'images et de textes formés autour des signifiants nuage, brouillard et fantôme, à réfléchir à la manière dont notre perception du monde et de ses objets devient nébuleuse, nous plaçant en permanence face à l'incertitude et à l'impermanence de tout ce qui nous considérons réel. Basé sur des images choisies de l'artiste anglais John Constable, l'étude examine le romantisme en tant que moment fondateur des changements épistémologiques en particulier ceux basés sur les relations établies entre l'homme et la nature, l'art et la science qui se déroulent jusqu'au contemporanéité. En traversant différents moments de lhistoire de lart, il examine comment de tels signifiants produisaient des images sous des formes diverses pour remplir des fonctions spécifiques et donner a voir quelque chose du monde qui nous fuit toujours dans son mouvement incessant et son intermittence. Les images et les mots, en essayant de rendre présent le déjà disparu, le font apparaître, réapparaître et survivre à l'oubli.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca, a partir de uma constelação de imagens e textos formada em torno dos significantes nuvem, névoa e fantasma, pensar sobre como nossa percepção do mundo e suas coisas se faz nebulosamente, nos colocando permanentemente frente a incerteza e a impermanência de tudo aquilo que consideramos real. Partindo de imagens escolhidas do artista inglês John Constable, o estudo investiga o Romantismo como momento fundador de mudanças epistemológicas - sobretudo as que se fazem com base nas relações estabelecidas entre o homem e a natureza, a arte e a ciência que se desdobram até a contemporaneidade. Ao percorrer diferentes momentos da história da arte, examina como tais significantes produziram imagens sob várias formas para exercer funções específicas e para dar a ver algo do mundo que sempre nos foge em seu incessante movimento e intermitência. As imagens e as palavras, ao buscar presentificar o já desaparecido, fazem com que ele apareça, reapareça e sobreviva ao esquecimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFantasmapt_BR
dc.subjectNebulosidadept_BR
dc.subjectNuvempt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectIncertezapt_BR
dc.subjectJohn Constablept_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectNévoapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectImpermanênciapt_BR
dc.subject.otherImagem (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherFilosofia da naturezapt_BR
dc.subject.otherRomantismo na Artept_BR
dc.subject.otherPercepçao (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherEsteticapt_BR
dc.subject.otherArte Filosofiapt_BR
dc.titleCorpos nebulosos: imagens entre aparição e desapariçãopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovannavianatese_em_28_03_2019_completa_final.pdf12.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.