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dc.contributor.advisor1Marcus Vinicius de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee1Gilda da Conceição Santospt_BR
dc.contributor.referee2Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.creatorAdriano Lima Drumondpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T01:23:09Z-
dc.date.available2019-08-14T01:23:09Z-
dc.date.issued2007-03-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZFFYB-
dc.description.resumoNeste trabalho, analiso a imagem da nação portuguesa que Camilo Castelo Branco delineou em A Queda dum Anjo, romance publicado em 1865. Para tal, discuto teóricos da nação - Renan, Hobsbawn, Bhabha, por exemplo - e me baseio em informações históricas sobre o contexto de meados do século XIX, refletido pela narrativa camiliana. Calisto Elói, protagonista de A Queda dum Anjo, é lido como símbolo de Portugal, nação dividida em duas temporalidades: o velho e o novo, o antino e o moderno. O conflito entre essas duas temporalidades marca a própria modernidade do romancista Camilo Castelo Branco e o fenômeno da nação, o qual na época um influente paradigma político- cultural.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCamilo Castelo Brancopt_BR
dc.subjectparadigma político- culturalpt_BR
dc.subjectimagem da nação portuguesapt_BR
dc.subject.otherFicção portuguesa História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedade Portugal Séc XIXpt_BR
dc.subject.otherCastelo Branco, Camilo, 1823-1890 Queda dum anjo Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherEstado nacionalpt_BR
dc.subject.otherLiteratura e históriapt_BR
dc.titleA Imagem da Nação Portuguesa em a Queda Dun Anjo, de Camilo Castelo Brancopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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