Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZSEMZ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Montagem, imagem e representação nas narrativas literária e cinematográfica |
Autor(es): | Rafael Carneiro Tibo |
Primeiro Orientador: | Luis Alberto Ferreira Brandao Santos |
Primeiro membro da banca : | José Luiz Foureaux de Souza Jr. |
Segundo membro da banca: | Elcio Loureiro Cornelsen |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo montagem nas narrativas da literatura e do cinema, através de uma abordagem dos conceitos de imagem e de representação.Tais conceitos são pormenorizados levando-se em conta a sua inserção espistêmica nas épocas e escolas que os utilizaram. O processo de narratização dos primórdios do cinema é apresentado e discutido. A montagem fílmica é proposta de acordo com os entendimentos acerca do assunto de Sergei Eisenstein, através da análise e da explanação dos conceitos de orgânico e patético. Ao apresentar tais conceitos em Eisenstein, surgem os problemas da imagem e sua relação com a representação. A imagem é, então, proposta e discutida através da filosofia vigente, desde a Idade Clássica até a Idade Moderna. A partir de um esclarecimento da imagem e sua relação com a representação, a dissertação passa a pormenorizar as conseqüências dos postulados imagéticos da Idade Clássica no processo de espacialização temporal do discurso literário na Era Moderna. O conceito de montagem, tem sua relação com a imagem e com a representação esclarecido, e é abordado, como operador teórico na literatura e no cinema. A dissertação ainda se ocupa em discutir a relação binária da montagem eisensteiniana, através da inserção de uma nova qualidade da imagem. Esta nova qualidade é fornecida pela teoria dos signos de Charles Sanders Pierce. O objetivo é o do atribuir à montagem de Eisenstein uma maior pluraridade conceitual e a possiblidade de se relacionar mais precisamente com a literatura. |
Assunto: | Imagem Semiotica Narrativa no cinema Narrativa (Analise estrutural) Peirce, Charles S (Charles Sanders), 1839-1914 Cinema Montagem Foucault, Michel, 1926-1984 Representação cinematográfica Eisenstein, Sergei, 1898-1948 Cinema Semiótica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZSEMZ |
Data do documento: | 29-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_rafael_tibo.pdf | 493.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.