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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZSEMZ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Luis Alberto Ferreira Brandao Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José Luiz Foureaux de Souza Jr. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Elcio Loureiro Cornelsen | pt_BR |
dc.creator | Rafael Carneiro Tibo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T21:12:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T21:12:40Z | - |
dc.date.issued | 2007-03-29 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZSEMZ | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta um estudo montagem nas narrativas da literatura e do cinema, através de uma abordagem dos conceitos de imagem e de representação.Tais conceitos são pormenorizados levando-se em conta a sua inserção espistêmica nas épocas e escolas que os utilizaram. O processo de narratização dos primórdios do cinema é apresentado e discutido. A montagem fílmica é proposta de acordo com os entendimentos acerca do assunto de Sergei Eisenstein, através da análise e da explanação dos conceitos de orgânico e patético. Ao apresentar tais conceitos em Eisenstein, surgem os problemas da imagem e sua relação com a representação. A imagem é, então, proposta e discutida através da filosofia vigente, desde a Idade Clássica até a Idade Moderna. A partir de um esclarecimento da imagem e sua relação com a representação, a dissertação passa a pormenorizar as conseqüências dos postulados imagéticos da Idade Clássica no processo de espacialização temporal do discurso literário na Era Moderna. O conceito de montagem, tem sua relação com a imagem e com a representação esclarecido, e é abordado, como operador teórico na literatura e no cinema. A dissertação ainda se ocupa em discutir a relação binária da montagem eisensteiniana, através da inserção de uma nova qualidade da imagem. Esta nova qualidade é fornecida pela teoria dos signos de Charles Sanders Pierce. O objetivo é o do atribuir à montagem de Eisenstein uma maior pluraridade conceitual e a possiblidade de se relacionar mais precisamente com a literatura. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | postulados imagéticos | pt_BR |
dc.subject | conceitos de orgânico e patético | pt_BR |
dc.subject | montagem eisensteiniana | pt_BR |
dc.subject.other | Imagem Semiotica | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa no cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Analise estrutural) | pt_BR |
dc.subject.other | Peirce, Charles S (Charles Sanders), 1839-1914 | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema Montagem | pt_BR |
dc.subject.other | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject.other | Representação cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.other | Eisenstein, Sergei, 1898-1948 | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema Semiótica | pt_BR |
dc.title | Montagem, imagem e representação nas narrativas literária e cinematográfica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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