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dc.contributor.advisor1Luis Alberto Ferreira Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee1José Luiz Foureaux de Souza Jr.pt_BR
dc.contributor.referee2Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.creatorRafael Carneiro Tibopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:12:40Z-
dc.date.available2019-08-13T21:12:40Z-
dc.date.issued2007-03-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZSEMZ-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo montagem nas narrativas da literatura e do cinema, através de uma abordagem dos conceitos de imagem e de representação.Tais conceitos são pormenorizados levando-se em conta a sua inserção espistêmica nas épocas e escolas que os utilizaram. O processo de narratização dos primórdios do cinema é apresentado e discutido. A montagem fílmica é proposta de acordo com os entendimentos acerca do assunto de Sergei Eisenstein, através da análise e da explanação dos conceitos de orgânico e patético. Ao apresentar tais conceitos em Eisenstein, surgem os problemas da imagem e sua relação com a representação. A imagem é, então, proposta e discutida através da filosofia vigente, desde a Idade Clássica até a Idade Moderna. A partir de um esclarecimento da imagem e sua relação com a representação, a dissertação passa a pormenorizar as conseqüências dos postulados imagéticos da Idade Clássica no processo de espacialização temporal do discurso literário na Era Moderna. O conceito de montagem, tem sua relação com a imagem e com a representação esclarecido, e é abordado, como operador teórico na literatura e no cinema. A dissertação ainda se ocupa em discutir a relação binária da montagem eisensteiniana, através da inserção de uma nova qualidade da imagem. Esta nova qualidade é fornecida pela teoria dos signos de Charles Sanders Pierce. O objetivo é o do atribuir à montagem de Eisenstein uma maior pluraridade conceitual e a possiblidade de se relacionar mais precisamente com a literatura.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpostulados imagéticospt_BR
dc.subjectconceitos de orgânico e patéticopt_BR
dc.subjectmontagem eisensteinianapt_BR
dc.subject.otherImagem Semioticapt_BR
dc.subject.otherNarrativa no cinemapt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Analise estrutural)pt_BR
dc.subject.otherPeirce, Charles S (Charles Sanders), 1839-1914pt_BR
dc.subject.otherCinema Montagempt_BR
dc.subject.otherFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subject.otherRepresentação cinematográficapt_BR
dc.subject.otherEisenstein, Sergei, 1898-1948pt_BR
dc.subject.otherCinema Semióticapt_BR
dc.titleMontagem, imagem e representação nas narrativas literária e cinematográficapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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