Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74QKGK
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Um olhar sobre o vazio: imagem e escrita em Douleur Exquise e L'Absence, de Sophie Calle |
Authors: | Valdete Nunes Silva Souza |
First Advisor: | Marcia Maria Valle Arbex |
First Referee: | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova |
Second Referee: | Maria do Carmo de F Veneroso |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra de Sophie Calle, a partir das relações entre a escrita e a imagem no livro Douleur exquise (2003) e na trilogia L'Absence (2000). Tendo como eixo a temática da ausência e da memória, buscamos determinar o diálogo entre a fotografia e a narrativa no corpus selecionado, comparando os efeitos do real e do ficcional, verificando o processo de elaboração do texto e da imagem na composição de seus livros. No que se refere à fotografia, a análise se baseia nas pesquisas de Roland Barthes (1984) e de Philippe Dubois (1993). Para cotejar os limites da ficção e da realidade em Douleur exquise são utilizadas as noções de autobiografia, proposta por Philippe Lejeune (1975), e de autoficção, termo difundido por Serge Dubrovsky (1977). As descrições das obras de arte em L'Absence são examinadas à Luz das teorias de Philippe Hamon (1991) e de Liliane Louvel (1977). |
Subject: | Ficção autobiografica francesa Calle, Sophie, 1953- L'Absence Critica e interpretação Semiótica e literatura Literatura e fotografia Calle, Sophie, 1953- Douleur exquise Critica e interpretação Fotografia artistica Memória na literatura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74QKGK |
Issue Date: | 22-Jun-2007 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o___valdete_nunes.pdf | 6.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.