Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-79LE3J
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marli de Oliveira Fantini Scarpellipt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Elzira Divina Perpituapt_BR
dc.creatorAlessandra Mara Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:06:32Z-
dc.date.available2019-08-11T23:06:32Z-
dc.date.issued2007-12-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-79LE3J-
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é o estudo das dimensões trágica e cômica no romance Quincas Borba, de Machado de Assis. A partir do diálogo com o dramaturgo William Shakespeare, especificamente, com a peça Hamlet, o príncipe da Dinamarca, e do uso da ironia dramática, em primeiro momento, procuramos compreender o efeito cômico promovido por esse diálogo. Em um segundo momento, buscamos depreender o modo como o narrador machadiano cria duas possibilidades e reação ao texto: adesão e compadecimento, que proporcionam a criação do trágico, e distância crítica, que favorece a manutenção do cômico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectShakespearept_BR
dc.subjectironiapt_BR
dc.subjectQuincas Borbapt_BR
dc.subjectCômicopt_BR
dc.subjecttrágicopt_BR
dc.subject.otherCômico, Opt_BR
dc.subject.otherIronia na literaturapt_BR
dc.subject.otherO trágicopt_BR
dc.subject.otherAssis, Machado de, 1839-1908 Quincas Borba Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherShakespeare, William, 1564-1616 Influência Assis, Machado, 1839-1908pt_BR
dc.titleA Presença de Shakespeare na obra de Machado de Assis: a construção das dimensões trágica e cômica em "Quincas Borba"pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_secretaria.pdf455.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.