Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7J6H3T
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | The representation of thought in 'Circe': from James Joyce's Ulisses to Sean Walsh's Bloom |
Autor(es): | Cibele Braga Silva |
Primeiro Orientador: | Thais Flores Nogueira Diniz |
Primeiro membro da banca : | Magda Veloso Fernandes de Tolentino |
Segundo membro da banca: | Thomas La Borie Burns |
Resumo: | xxx |
Abstract: | 'Bloom', Sean Walsh's filmic adaptation of James Joyce's 'Ulysses', brings to screen Leopold Bloom's, Stephen Dedalus', and Molly Bloom's representation of thought. Relying on Robert Humphrey's theory of stream of consciousness in literature and Haim Callev's theory of stream of consciousness on screen, the present research aims at analyzing the tools used by the filmmaker to make feasible such representations. Moreover, Gérard Gennete's contemporaneous theory of transtextuality is used to identify and bring to light the differences and intersections between the mentioned novel and film |
Assunto: | Tradução intersemiótica Cinema Filosofia Tradução fílmica Joyce, James, 1882-1941 Ulysses Crítica e interpretação Literatura irlandesa Adaptações para cinema e vídeo Cinema e literatura Walsh, Sean Bloom Crítica e interpretação Representação do pensamento Callev, Haim Linguagem cinematográfica Transtextualidade Humphrey, Robert Fluxo de consciência Literatura |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7J6H3T |
Data do documento: | 2-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
text.pdf | 768.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.