Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7J6H3T
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: The representation of thought in 'Circe': from James Joyce's Ulisses to Sean Walsh's Bloom
Autor(es): Cibele Braga Silva
Primeiro Orientador: Thais Flores Nogueira Diniz
Primeiro membro da banca : Magda Veloso Fernandes de Tolentino
Segundo membro da banca: Thomas La Borie Burns
Resumo: xxx
Abstract: 'Bloom', Sean Walsh's filmic adaptation of James Joyce's 'Ulysses', brings to screen Leopold Bloom's, Stephen Dedalus', and Molly Bloom's representation of thought. Relying on Robert Humphrey's theory of stream of consciousness in literature and Haim Callev's theory of stream of consciousness on screen, the present research aims at analyzing the tools used by the filmmaker to make feasible such representations. Moreover, Gérard Gennete's contemporaneous theory of transtextuality is used to identify and bring to light the differences and intersections between the mentioned novel and film
Assunto: Tradução intersemiótica
Cinema Filosofia
Tradução fílmica
Joyce, James, 1882-1941 Ulysses Crítica e interpretação
Literatura irlandesa Adaptações para cinema e vídeo
Cinema e literatura
Walsh, Sean Bloom Crítica e interpretação
Representação do pensamento
Callev, Haim
Linguagem cinematográfica
Transtextualidade
Humphrey, Robert
Fluxo de consciência
Literatura
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7J6H3T
Data do documento: 2-Set-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
text.pdf768.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.