Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7J7GYZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Thais Flores Nogueira Dinizpt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Graça Fariapt_BR
dc.contributor.referee2André Soares Vieirapt_BR
dc.contributor.referee3Marcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.contributor.referee4Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.creatorLeila Cristina Barrospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:34:50Z-
dc.date.available2019-08-11T06:34:50Z-
dc.date.issued2008-09-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-7J7GYZ-
dc.description.resumoOs desdobramentos da obra de Chico Buarque evidenciam sua vasta experiência com diversas manifestações artísticas: música, teatro e ficção. Sua obra ficcional exibe um entrelaçamento de diversas mídias, artísticas e não-artísticas, dentre as quais a TV, a fotografia, a música e especialmente o cinema, revelando uma linguagem fortemente cinematográfica. Este estudo analisa aspectos recorrentes nos romances Estorvo, Benjamim e Budapeste, tais como a relação com outras artes (em especial o cinema) e a questão do duplo, articulada à errância dos personagens e, principalmente, ao elemento estrangeiro. A configuração do estrangeiro, nesses romances, apresenta-se em três sentidos: aquele que está fora de sua pátria, a condição errante dos personagens e a sua inadequação ao mundo. São analisadas também as adaptações cinematográficas de Estorvo, de Ruy Guerra, e Benjamim, de Monique Gardenberg, entendidas como hipertextos que transformam o texto buarqueano, através de operações de recortes, acréscimos, supressões e deslocamentos, dentre outraspt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectficção contemporâneapt_BR
dc.subjectadaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.subject.otherAdaptações para o cinemapt_BR
dc.subject.otherTradução fílmicapt_BR
dc.subject.otherGardenberg, Monique Benjamim Adaptações para cinema e vídeopt_BR
dc.subject.otherCinema e literaturapt_BR
dc.subject.otherBuarque, Chico, 1944- Estorvo Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subject.otherSistemas de hipertextopt_BR
dc.subject.otherEstrangeiros na literaturapt_BR
dc.subject.otherGuerra, Ruy, 1931- Estorvo Adaptações para cinema e vídeopt_BR
dc.subject.otherIntermidialidadept_BR
dc.subject.otherBuarque, Chico, 1944- Benjamim Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira Séc XX Adaptações para cinema e vídeopt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titleUrdidura fílmica na trama literária: os romances de Chico Buarque e as adaptações cinematográficas de "Estorvo" e "Benjamim"pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_leila_cristina_barros.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.