Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7MFLPK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zilda Ferreira Curypt_BR
dc.contributor.referee1Guiomar Maria de Grammont M. A. Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Georg Ottept_BR
dc.contributor.referee3Leda Maria Martinspt_BR
dc.contributor.referee4Olga Valeska Soares Coelhopt_BR
dc.creatorJacqueline Leao Jacome Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:30:33Z-
dc.date.available2019-08-12T12:30:33Z-
dc.date.issued2008-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-7MFLPK-
dc.description.resumoO jogo de escrita fabricado por Kierkegaard, em "Either/Or", constrói, propositadamente, brechas de interpretação, configurando-se o eu da escritura como autor/jogador astuto que lança mão de artifícios escriturais que se refletem na pseudonímia e na matéria narrada. O conceito de jogo, bem como o próprio ato de jogar, serão, pois, importantes à análise que aqui se intenta. Em "Either/Or", os autores sobrepostos ora se impõem como novos prospectos de leitura e releitura, ora se transformam no elemento lúdico que reverbera em torno de si mesmo enquanto categoria crítica e interpretativa relevante. Sem desconsiderarmos os fatos complexos da interioridade de Kierkegaard como, por exemplo, viver a liberdade subjetiva diante da ética e da pressão religiosa, primeiramente, avaliaremos a incidência lúdica nos seus textos, partindo da visão analítica de jogo, para depois, então, confrontarmos sua autonomia criativa (e de seus pseudônimos) com o jogo de reconstrução de sentido próprio da atividade do leitor. "Either/Or", conforme conceito formulado por Wolfgang Iser, instaura condições de comunicação e suscita o jogo de respostas decorrentes dos efeitos estéticos produzidos na mente do leitor. Se isso pode ser dito, lato sensu, sobre qualquer obra ficcional, no caso da escrita de Kierkegaard essa suspensão se dá como projeto escritural que vai sendo explicitado, simultaneamente, a seu processo de construção, de jogo levado a extremos labirínticos através das sobreposições de eus escriturais. Na análise de "Either/Or", pretendemos, além de contemplar o jogo de autorias forjadas que recortam o texto, tentar apreender a construção do discurso, partindo do princípio que Kierkegaard, ao elaborar os dois prefácios ficcionais, tanto na introdução de "Either/Or" quanto em "Diário de um Sedutor", utiliza-se da memória enquanto estratégia de criação literária. A partir dos dois prefácios citados, procuraremos estabelecer a relação comparativa entre o perfil do narrador e o universo narrado, entre o narrador, simultaneamente, sujeito e objeto da história, entre os acontecimentos passados reconstruídos, no presente, através da escritapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttextopt_BR
dc.subjectKierkegaardpt_BR
dc.subjectjogopt_BR
dc.subject.otherMemoria (Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.otherSeduçãopt_BR
dc.subject.otherEscritores dinamarqueses Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherKierkegaard, Soren, 1813-1855 Either/Or Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherKierkegaard, Soren, 1813-1855 Anonimos e pseudonimospt_BR
dc.subject.otherTempo(Filosofia)pt_BR
dc.subject.otherFilósofos dinamarquesespt_BR
dc.subject.otherLeitores e leiturapt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titleEither/Or: jogo em Kierkegaard - Kierkegaard em jogopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tesedoutoradorevisada.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.