Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7MFLPK
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Zilda Ferreira Cury | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guiomar Maria de Grammont M. A. Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Georg Otte | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Leda Maria Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Olga Valeska Soares Coelho | pt_BR |
dc.creator | Jacqueline Leao Jacome Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T12:30:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T12:30:33Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7MFLPK | - |
dc.description.resumo | O jogo de escrita fabricado por Kierkegaard, em "Either/Or", constrói, propositadamente, brechas de interpretação, configurando-se o eu da escritura como autor/jogador astuto que lança mão de artifícios escriturais que se refletem na pseudonímia e na matéria narrada. O conceito de jogo, bem como o próprio ato de jogar, serão, pois, importantes à análise que aqui se intenta. Em "Either/Or", os autores sobrepostos ora se impõem como novos prospectos de leitura e releitura, ora se transformam no elemento lúdico que reverbera em torno de si mesmo enquanto categoria crítica e interpretativa relevante. Sem desconsiderarmos os fatos complexos da interioridade de Kierkegaard como, por exemplo, viver a liberdade subjetiva diante da ética e da pressão religiosa, primeiramente, avaliaremos a incidência lúdica nos seus textos, partindo da visão analítica de jogo, para depois, então, confrontarmos sua autonomia criativa (e de seus pseudônimos) com o jogo de reconstrução de sentido próprio da atividade do leitor. "Either/Or", conforme conceito formulado por Wolfgang Iser, instaura condições de comunicação e suscita o jogo de respostas decorrentes dos efeitos estéticos produzidos na mente do leitor. Se isso pode ser dito, lato sensu, sobre qualquer obra ficcional, no caso da escrita de Kierkegaard essa suspensão se dá como projeto escritural que vai sendo explicitado, simultaneamente, a seu processo de construção, de jogo levado a extremos labirínticos através das sobreposições de eus escriturais. Na análise de "Either/Or", pretendemos, além de contemplar o jogo de autorias forjadas que recortam o texto, tentar apreender a construção do discurso, partindo do princípio que Kierkegaard, ao elaborar os dois prefácios ficcionais, tanto na introdução de "Either/Or" quanto em "Diário de um Sedutor", utiliza-se da memória enquanto estratégia de criação literária. A partir dos dois prefácios citados, procuraremos estabelecer a relação comparativa entre o perfil do narrador e o universo narrado, entre o narrador, simultaneamente, sujeito e objeto da história, entre os acontecimentos passados reconstruídos, no presente, através da escrita | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | texto | pt_BR |
dc.subject | Kierkegaard | pt_BR |
dc.subject | jogo | pt_BR |
dc.subject.other | Memoria (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso narrativo | pt_BR |
dc.subject.other | Sedução | pt_BR |
dc.subject.other | Escritores dinamarqueses Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Kierkegaard, Soren, 1813-1855 Either/Or Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Kierkegaard, Soren, 1813-1855 Anonimos e pseudonimos | pt_BR |
dc.subject.other | Tempo(Filosofia) | pt_BR |
dc.subject.other | Filósofos dinamarqueses | pt_BR |
dc.subject.other | Leitores e leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.title | Either/Or: jogo em Kierkegaard - Kierkegaard em jogo | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tesedoutoradorevisada.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.