Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea
Autor(es): Isabel Florencio Braga
Primeiro Orientador: Maurício Salles de Vasconcelos
Primeiro membro da banca : Márcio Orlando Seligmann Silva
Segundo membro da banca: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Terceiro membro da banca: Marcia Maria Valle Arbex
Quarto membro da banca: Cecília Almeida Salles
Resumo: Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração.
Abstract: This thesis analyses the photography of contemporary art from the 1970s to nowadays and aims to understand the interfaces between art photography and literature using the intermidiality studies as theoretical reference. Seeking to understand how certain aspects of literary discourse migrate to photography and create new forms of figuration, the analysis of this work is organized in four main aspects: translation, narrative, fictionalization, and defiguration. These categories allow the understanding of how the photography discourse detached from the description forms to provide a figural poetic discourse. From a text thatdeals with the description in narrative discourse, the photography discourse is free of figurative forms and could create new ways of transgression for - in the last moment achieve the dilution of the descriptive layer and construct a discourse marked by the defiguration.
Assunto: Tradução intersemiótica
Análise do discurso literário
Semiótica e literatura
Arte e literatura
Arte e fotografia
Fotografia de arte
Semiotica e artes
Intermidialidade
Arte figurativa
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3
Data do documento: 3-Abr-2009
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