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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMAX
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Os sertões de Euclides da Cunha e a engenharia espetacular do Teat(r)o oficina de José Celso Martinez Corrêa |
Autor(es): | Dagmar Patricia Mc Quade Antonacci |
Primeiro Orientador: | Marcos Antonio Alexandre |
Primeiro membro da banca : | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
Segundo membro da banca: | Fernando Antonio Mencarelli |
Resumo: | A presente pesquisa procurou desenvolver uma reflexão sobre a leitura que José Celso Martinez Corrêa fez da personagem Euclides da Cunha e de sua obra Os sertões, criando, assim, uma segunda obra. A peça é dividida em cinco partes A Terra, O Homem I, O Homem II, A Lutas I e A Luta II - cada uma sendo apresentada em um dia, podendo ser vista e analisada como um texto espetacular à parte ou como parte integrada à montagem maior, ou seja, Os sertões do Teatro Oficina. Nesse sentido, o texto dramatúrgico/espetacular de José Celso é analisado como uma leitura/concepção de Os Sertões de Euclides da Cunha, porém situado num contexto pós-moderno, que reproduz, por sua vez, todas as suas contradições e particularidades: as linguagens utilizadas são múltiplas e as fronteiras entre poesia, história e ficção são tênues, quase imperceptíveis. Em ambas as obras não há separação entre arte/vida de seus a(u)tores, elas se completam e criam um efeito de arte como experiência a ser multiplicada |
Assunto: | Teatro brasileiro Correa, José Celso Martinez, 1937- Crítica e interpretação Teatro Oficina Cunha, Euclides da, 1866-1909 Sertões Crítica e interpretação Critica teatral Literatura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMAX |
Data do documento: | 10-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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