Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMAX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcos Antonio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernando Antonio Mencarelli | pt_BR |
dc.creator | Dagmar Patricia Mc Quade Antonacci | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T11:49:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T11:49:58Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMAX | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa procurou desenvolver uma reflexão sobre a leitura que José Celso Martinez Corrêa fez da personagem Euclides da Cunha e de sua obra Os sertões, criando, assim, uma segunda obra. A peça é dividida em cinco partes A Terra, O Homem I, O Homem II, A Lutas I e A Luta II - cada uma sendo apresentada em um dia, podendo ser vista e analisada como um texto espetacular à parte ou como parte integrada à montagem maior, ou seja, Os sertões do Teatro Oficina. Nesse sentido, o texto dramatúrgico/espetacular de José Celso é analisado como uma leitura/concepção de Os Sertões de Euclides da Cunha, porém situado num contexto pós-moderno, que reproduz, por sua vez, todas as suas contradições e particularidades: as linguagens utilizadas são múltiplas e as fronteiras entre poesia, história e ficção são tênues, quase imperceptíveis. Em ambas as obras não há separação entre arte/vida de seus a(u)tores, elas se completam e criam um efeito de arte como experiência a ser multiplicada | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | vida | pt_BR |
dc.subject | pós-moderno | pt_BR |
dc.subject | arte | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro brasileiro | pt_BR |
dc.subject.other | Correa, José Celso Martinez, 1937- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro Oficina | pt_BR |
dc.subject.other | Cunha, Euclides da, 1866-1909 Sertões Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Critica teatral | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.title | Os sertões de Euclides da Cunha e a engenharia espetacular do Teat(r)o oficina de José Celso Martinez Corrêa | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_definitiva_winpdf.pdf | 5.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.