Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-829FGH
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Para além do movimento: Samuel Beckett, Chris Marker e Marcelo Mirisola: Samuel Beckett; Chris Marker e Marcelo Mirisola |
Authors: | Pedro Henrique Trindade Kalil Auad |
First Advisor: | Leda Maria Martins |
First Referee: | Ram Avraham Mandil |
Second Referee: | Cíntia Vieira da Silva |
Abstract: | Nesta dissertação estuda-se a aproximação do cinema e da literatura através do estudo de suas construções temporais, tendo como conceito operacional a imagem-tempo, conceito criado a partir de estudos sobre o cinema realizados por Gilles Deleuze. Através da análise das obras A Última Gravação de Samuel Beckett, La Jetée de Chris Marker, e Joana a Contragosto de Marcelo Mirisola, busca-se estabelecer relações entre diferentes sistemas semióticos. A pesquisa abrange uma delimitação do conceito imagem-tempo estabelecendo suas características. A partir da análise das obras estabelecidas para este trabalho é localizada a ocorrência do conceito imagem-tempo não somente no cinema, mas também na literatura. Essa pesquisa também aborda a ligação entre os autores aqui estudados com o escritor francês Marcel Proust, demonstrando conexões entre a construção temporal do cinema, do texto dramático e da prosa. |
Subject: | Mirisola, Marcelo, 1966- Joana a contragosto Crítica e interpretação Beckett, Samuel, 1906-1989 Última gravação Crítica e interpretação Marker, Chris, 1921- Jetée Crítica e interpretação Cinema e literatura Literatura Tempo na literatura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-829FGH |
Issue Date: | 29-Jan-2010 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_para_ser_entregue_pra_biblioteca.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.