Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-84ZR44
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Cantos da morte em Henriqueta Lisboa e Hilda Hilst |
Authors: | Rodrigo Santos de Oliveira |
First Advisor: | Wander Melo Miranda |
First Referee: | Reinaldo Martiniano Marques |
Second Referee: | Mariângela de Andrade Paraizo |
Abstract: | Este trabalho propõe analisar os conceitos de morte associados ao canto e à máscara em Flor da morte, de Henriqueta Lisboa, e Da morte. Odes mínimas, de Hilda Hilst. Esses elementos temáticos são considerados a partir de sua conversão em operadores metafóricos comparativos para se ler não apenas objetos e documentos, mas a própria prática arquivística das poetas, seu fundo literário documental e os túmulos das escritoras. Para o estudo das obras, focalizou-se metodologicamente o contexto de recepção veiculado predominantemente em jornais pertencentes ao Acervo de Escritores Mineiros/UFMG e ao Centro de Documentação Alexandre Eulálio/UNICAMP, bem como os formatos coleção e inventário que os respectivos livros encenam. Para os pressupostos teóricos sobre acervos e biografia, são utilizados os conceitos de arquivo e discurso, de Michel Foucault; arquivo e autobiografia, de Phillipe Artires; mal de arquivo, de Jacques Derrida; cantos poéticos de Gaston Bacherlard e o biografema de Roland Barthes. |
Subject: | Morte na literatura Hilst, Hilda Da morte, odes mínimas Crítica e interpretação Lisboa, Henriqueta, 1904-1985 Flor da morte Crítica e interpretação Coleções literárias Memória cultural Literatura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-84ZR44 |
Issue Date: | 30-Apr-2010 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_cabe_alho.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.