Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BFMDM
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L'Après-midi d'un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Autor(es): Roberta Kelly Paiva
Primeiro Orientador: Marcia Maria Valle Arbex
Primeiro membro da banca : Tereza Virginia R Barbosa
Segundo membro da banca: Celina Maria Moreira de Mello
Resumo: Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L'Après-midi d'un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou 'sintonias') que podem ser percebidas entre a referida obra do escritor francês e os desenhos de Édouard Manet elaborados para ilustrá-la, bem como a peça coreográfica criada por Vaslav Nijinsky (1912) acerca da mesma temática do poema mallarmaico, a qual inclusive toma-lhe emprestado o título. E, na medida em que a mitologia dos gregos e romanos antigos constitui uma fonte de inspiração decisiva para todas essas obras, ela é abordada neste trabalho quanto à sua parte menos honrosa, a de seres secundários cuja representação beira o grotesco e o monstruoso, e da qual sobrevive a intrigante figura de um fauno que, sob a aparência de músico, dançarino, pintor ou poeta, vem caçar suas ninfas em plena modernidade. Assim, problematizando tanto o diálogo entre as artes - notadamente entre a poesia e as artes visuais - quanto aquele que pode ser estabelecido entre Antigüidade e Modernidade, passando não só por uma estética do 'belo' mas, sobretudo, por uma estética do 'feio', esta dissertação não encerra mais que um fim analítico de cada peça em particular e comparativo em sua essência.
Assunto: Mitologia na literatura
Pintura francesa Séc XIX
Arte e literatura
Literatura Estética
Manet, Édouard, 1832-1883 Crítica e interpretação
Nijinsky, Vaslav, 1890-1950 L'Après-midi d'un faune Crítica e interpretação
Poesia francesa Séc XIX História e crítica
Grotesco na literatura
Mallarmé, Stéphane, 1842-1898 L'Après-midi d'un faune Crítica e interpretação
Simbolismo (Literatura)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BFMDM
Data do documento: 19-Nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o.pdf12.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.