Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BFMDM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.contributor.referee1Tereza Virginia R Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Celina Maria Moreira de Mellopt_BR
dc.creatorRoberta Kelly Paivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:56:53Z-
dc.date.available2019-08-12T12:56:53Z-
dc.date.issued2010-11-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BFMDM-
dc.description.resumoEsta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L'Après-midi d'un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou 'sintonias') que podem ser percebidas entre a referida obra do escritor francês e os desenhos de Édouard Manet elaborados para ilustrá-la, bem como a peça coreográfica criada por Vaslav Nijinsky (1912) acerca da mesma temática do poema mallarmaico, a qual inclusive toma-lhe emprestado o título. E, na medida em que a mitologia dos gregos e romanos antigos constitui uma fonte de inspiração decisiva para todas essas obras, ela é abordada neste trabalho quanto à sua parte menos honrosa, a de seres secundários cuja representação beira o grotesco e o monstruoso, e da qual sobrevive a intrigante figura de um fauno que, sob a aparência de músico, dançarino, pintor ou poeta, vem caçar suas ninfas em plena modernidade. Assim, problematizando tanto o diálogo entre as artes - notadamente entre a poesia e as artes visuais - quanto aquele que pode ser estabelecido entre Antigüidade e Modernidade, passando não só por uma estética do 'belo' mas, sobretudo, por uma estética do 'feio', esta dissertação não encerra mais que um fim analítico de cada peça em particular e comparativo em sua essência.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFaunopt_BR
dc.subjectMallarmépt_BR
dc.subjectInterartespt_BR
dc.subject.otherMitologia na literaturapt_BR
dc.subject.otherPintura francesa Séc XIXpt_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura Estéticapt_BR
dc.subject.otherManet, Édouard, 1832-1883 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherNijinsky, Vaslav, 1890-1950 L'Après-midi d'un faune Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPoesia francesa Séc XIX História e críticapt_BR
dc.subject.otherGrotesco na literaturapt_BR
dc.subject.otherMallarmé, Stéphane, 1842-1898 L'Après-midi d'un faune Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSimbolismo (Literatura)pt_BR
dc.titleSintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L'Après-midi d'un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinskypt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.pdf12.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.