Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BFMDM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcia Maria Valle Arbex | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tereza Virginia R Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Celina Maria Moreira de Mello | pt_BR |
dc.creator | Roberta Kelly Paiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T12:56:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T12:56:53Z | - |
dc.date.issued | 2010-11-19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8BFMDM | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L'Après-midi d'un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou 'sintonias') que podem ser percebidas entre a referida obra do escritor francês e os desenhos de Édouard Manet elaborados para ilustrá-la, bem como a peça coreográfica criada por Vaslav Nijinsky (1912) acerca da mesma temática do poema mallarmaico, a qual inclusive toma-lhe emprestado o título. E, na medida em que a mitologia dos gregos e romanos antigos constitui uma fonte de inspiração decisiva para todas essas obras, ela é abordada neste trabalho quanto à sua parte menos honrosa, a de seres secundários cuja representação beira o grotesco e o monstruoso, e da qual sobrevive a intrigante figura de um fauno que, sob a aparência de músico, dançarino, pintor ou poeta, vem caçar suas ninfas em plena modernidade. Assim, problematizando tanto o diálogo entre as artes - notadamente entre a poesia e as artes visuais - quanto aquele que pode ser estabelecido entre Antigüidade e Modernidade, passando não só por uma estética do 'belo' mas, sobretudo, por uma estética do 'feio', esta dissertação não encerra mais que um fim analítico de cada peça em particular e comparativo em sua essência. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fauno | pt_BR |
dc.subject | Mallarmé | pt_BR |
dc.subject | Interartes | pt_BR |
dc.subject.other | Mitologia na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Pintura francesa Séc XIX | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura Estética | pt_BR |
dc.subject.other | Manet, Édouard, 1832-1883 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Nijinsky, Vaslav, 1890-1950 L'Après-midi d'un faune Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia francesa Séc XIX História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Grotesco na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Mallarmé, Stéphane, 1842-1898 L'Après-midi d'un faune Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Simbolismo (Literatura) | pt_BR |
dc.title | Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L'Après-midi d'un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o.pdf | 12.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.