Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8GJQRS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silvana Maria Pessoa de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee2Viviane Cunhapt_BR
dc.creatorBruno da Costa e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:36:12Z-
dc.date.available2019-08-13T21:36:12Z-
dc.date.issued2011-05-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8GJQRS-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the novels Berkeley em Bellagio and Lord by Joao Gilberto Noll considering the perspective of the foreign as a power line that runs through both novels. These works of fiction were considered - in the context of Nolls production - a diptych. It is possible to identify in the authors first 21st century novels a particular way of writing about traveling which invites us to bring together the travelers staged there as his audience and the man who sees himself as a foreign. As the narrator-protagonists undertake journeys abroad, they subject their own identity to questioning. They recognize not only a temporary situationof those who are outside their country of origin, but rather a subjective structural condition. The conflicts engendered in a strange land - whether in relation to language, as in Berkeley em Bellagio, wheter in confrontation with self-image, as in Lord - lead us to think, with thesupport of Julia Kristevas arguments, that the notion of being abroad, in Noll, appears as something that is beyond conventional definitions, lying mainly in the realm of subjectivity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os romances Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Noll, a partir da temática do estrangeiro, linha de força que atravessa ambos os livros, os quais pensamos poderem compor, no contexto da obra deste ficcionista, uma espécie de díptico. É possível entrever, nos primeiros romances publicados pelo autor no século XXI, uma maneira particular de se escrever a viagem, que nos convida a aproximar os viajantes, ali encenados, do sujeito que se vislumbra "estrangeiro para si mesmo". Os narradores-protagonistas, ao empreenderem jornadas no exterior, colocam sob suspeita a própria identidade, uma vez que reconhecem, na estranheza, não apenas uma situação transitória de quem está fora do país de origem, mas, antes, uma condição estruturante do sujeito. Os conflitos engendrados na terra estranha - sejam com relação à língua, como em Berkeley em Bellagio, sejam no confronto com a auto-imagem, como em Lorde - levam-nos a pensar, com o apoio da argumentação de Julia Kristeva, que a noção de estrangeiro, em Noll, aparece como algo que está para além das definições convencionais, uma vez que se situa, sobretudo, no terreno da subjetividade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectestrangeiropt_BR
dc.subjectliteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectJoão Gilberto Nollpt_BR
dc.subject.otherNoll, João Gilberto, 1946- Berkeley em Bellagio Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherRelações culturaispt_BR
dc.subject.otherNoll, João Gilberto, 1946- Lorde Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira Historia e criticapt_BR
dc.subject.otherIdentidadept_BR
dc.subject.otherViagem na literaturapt_BR
dc.titleFigurações do estrangeiro em Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Nollpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diss._definitiva_bruno_da_costa_e_silva.pdf596.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.