Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8GJQRS
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silvana Maria Pessoa de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Viviane Cunha | pt_BR |
dc.creator | Bruno da Costa e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T21:36:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T21:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8GJQRS | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to analyze the novels Berkeley em Bellagio and Lord by Joao Gilberto Noll considering the perspective of the foreign as a power line that runs through both novels. These works of fiction were considered - in the context of Nolls production - a diptych. It is possible to identify in the authors first 21st century novels a particular way of writing about traveling which invites us to bring together the travelers staged there as his audience and the man who sees himself as a foreign. As the narrator-protagonists undertake journeys abroad, they subject their own identity to questioning. They recognize not only a temporary situationof those who are outside their country of origin, but rather a subjective structural condition. The conflicts engendered in a strange land - whether in relation to language, as in Berkeley em Bellagio, wheter in confrontation with self-image, as in Lord - lead us to think, with thesupport of Julia Kristevas arguments, that the notion of being abroad, in Noll, appears as something that is beyond conventional definitions, lying mainly in the realm of subjectivity. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar os romances Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Noll, a partir da temática do estrangeiro, linha de força que atravessa ambos os livros, os quais pensamos poderem compor, no contexto da obra deste ficcionista, uma espécie de díptico. É possível entrever, nos primeiros romances publicados pelo autor no século XXI, uma maneira particular de se escrever a viagem, que nos convida a aproximar os viajantes, ali encenados, do sujeito que se vislumbra "estrangeiro para si mesmo". Os narradores-protagonistas, ao empreenderem jornadas no exterior, colocam sob suspeita a própria identidade, uma vez que reconhecem, na estranheza, não apenas uma situação transitória de quem está fora do país de origem, mas, antes, uma condição estruturante do sujeito. Os conflitos engendrados na terra estranha - sejam com relação à língua, como em Berkeley em Bellagio, sejam no confronto com a auto-imagem, como em Lorde - levam-nos a pensar, com o apoio da argumentação de Julia Kristeva, que a noção de estrangeiro, em Noll, aparece como algo que está para além das definições convencionais, uma vez que se situa, sobretudo, no terreno da subjetividade. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | estrangeiro | pt_BR |
dc.subject | literatura brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject | João Gilberto Noll | pt_BR |
dc.subject.other | Noll, João Gilberto, 1946- Berkeley em Bellagio Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Relações culturais | pt_BR |
dc.subject.other | Noll, João Gilberto, 1946- Lorde Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção brasileira Historia e critica | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade | pt_BR |
dc.subject.other | Viagem na literatura | pt_BR |
dc.title | Figurações do estrangeiro em Berkeley em Bellagio e Lorde, de João Gilberto Noll | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
diss._definitiva_bruno_da_costa_e_silva.pdf | 596.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.