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Tipo: Tese de Doutorado
Título: A narrativa memorialística dos álbuns de Antonio Guerra
Autor(es): Maria Tereza Gomes de Almeida Lima
primer Tutor: Reinaldo Martiniano Marques
primer miembro del tribunal : Myriam Correa de Araujo Avila
Segundo miembro del tribunal: Haydee Ribeiro Coelho
Tercer miembro del tribunal: Roniere Silva Menezes
Cuarto miembro del tribunal: Alberto Ferreira da Rocha Júnior
Resumen: Numa perspectiva comparatista e transdisciplinar, a presente pesquisa de doutorado tem como objetivo central investigar a produção de um amador teatral são-joanense do início do século XX - Antonio Guerra. Participando ativamente da vida artística do interior de Minas Gerais desde 1905, Guerra selecionou e recortou de seu cotidiano diversos pedaços de texto: recortes de jornais, cartazes de apresentações cênicas, fotografias, cartas, relatórios, lembrancinhas. A partir da década de 1960, todo esse material fragmentado, heteróclito e referente principalmente ao mundo cênico foi cuidadosamente combinado e colado pelo arquivista em 13 álbuns - cadernos grandes e de capa dura. Depois de tal período, o processo de seleção e colagem dos papéis passou a ser feito diariamente pelo amador até um ano antes de sua morte - 1984. A fim de analisar, então, esse corpus criado e produzido por um homem simples e de pouco estudo do interior de Minas, iniciamos nossas reflexões com teorias capazes de fundamentar esta pesquisa e evidenciar a relevância de obras esquecidas e 'marginais' como a nossa para a contemporaneidade - o pensamento de Michel Foucault e Walter Benjamin foi crucial para essa etapa. Para entender, então, o processo narrativo construído por Antonio Guerra, objetivo central desta tese, três palavras serviram-nos como bússola norteadora: narrativa, memorialística, álbuns. Tais questões fizeram-nos passear pela história da arquivologia e utilizar operadores de leitura contemporâneos para enxergar o conjunto de fragmentos textuais do amador como um texto narrativo. O estudo da topologia do nosso corpus - centrando-nos especialmente nas pesquisas de Jacques Derrida sobre o assunto - fez-nos perceber que a obra do amador é atravessada por um cruzamento de gêneros textuais: autobiografia, carta, diário, enciclopédia, álbum fotográfico. Através desses diferentes e, algumas vezes, divergentes formatos textuais, o teatrólogo lançou mão de degraus, alçapões e labirintos de sua memória - o teatro de Julio Camillo investigado, principalmente, por Frances Yates -, para listar, inventariar, classificar e colecionar histórias de si e de muitos de seus contemporâneos
Asunto: Artes cênicas
Narrativa (Retórica)
Guerra, Antonio Crítica e interpretação
Teatro brasileiro História e crítica
Teatro Historia Brasil
Gêneros textuais
Arquivos Brasil
Autobiografia Historia e critica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RGH9N
Fecha del documento: 13-feb-2012
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