Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RGH9N
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reinaldo Martiniano Marquespt_BR
dc.contributor.referee1Myriam Correa de Araujo Avilapt_BR
dc.contributor.referee2Haydee Ribeiro Coelhopt_BR
dc.contributor.referee3Roniere Silva Menezespt_BR
dc.contributor.referee4Alberto Ferreira da Rocha Júniorpt_BR
dc.creatorMaria Tereza Gomes de Almeida Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T04:39:54Z-
dc.date.available2019-08-10T04:39:54Z-
dc.date.issued2012-02-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RGH9N-
dc.description.resumoNuma perspectiva comparatista e transdisciplinar, a presente pesquisa de doutorado tem como objetivo central investigar a produção de um amador teatral são-joanense do início do século XX - Antonio Guerra. Participando ativamente da vida artística do interior de Minas Gerais desde 1905, Guerra selecionou e recortou de seu cotidiano diversos pedaços de texto: recortes de jornais, cartazes de apresentações cênicas, fotografias, cartas, relatórios, lembrancinhas. A partir da década de 1960, todo esse material fragmentado, heteróclito e referente principalmente ao mundo cênico foi cuidadosamente combinado e colado pelo arquivista em 13 álbuns - cadernos grandes e de capa dura. Depois de tal período, o processo de seleção e colagem dos papéis passou a ser feito diariamente pelo amador até um ano antes de sua morte - 1984. A fim de analisar, então, esse corpus criado e produzido por um homem simples e de pouco estudo do interior de Minas, iniciamos nossas reflexões com teorias capazes de fundamentar esta pesquisa e evidenciar a relevância de obras esquecidas e 'marginais' como a nossa para a contemporaneidade - o pensamento de Michel Foucault e Walter Benjamin foi crucial para essa etapa. Para entender, então, o processo narrativo construído por Antonio Guerra, objetivo central desta tese, três palavras serviram-nos como bússola norteadora: narrativa, memorialística, álbuns. Tais questões fizeram-nos passear pela história da arquivologia e utilizar operadores de leitura contemporâneos para enxergar o conjunto de fragmentos textuais do amador como um texto narrativo. O estudo da topologia do nosso corpus - centrando-nos especialmente nas pesquisas de Jacques Derrida sobre o assunto - fez-nos perceber que a obra do amador é atravessada por um cruzamento de gêneros textuais: autobiografia, carta, diário, enciclopédia, álbum fotográfico. Através desses diferentes e, algumas vezes, divergentes formatos textuais, o teatrólogo lançou mão de degraus, alçapões e labirintos de sua memória - o teatro de Julio Camillo investigado, principalmente, por Frances Yates -, para listar, inventariar, classificar e colecionar histórias de si e de muitos de seus contemporâneospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectálbunspt_BR
dc.subjectrecortespt_BR
dc.subjectarquivospt_BR
dc.subjectAntonio Guerrapt_BR
dc.subjectnarrativapt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherGuerra, Antonio Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro brasileiro História e críticapt_BR
dc.subject.otherTeatro Historia Brasilpt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherArquivos Brasilpt_BR
dc.subject.otherAutobiografia Historia e criticapt_BR
dc.titleA narrativa memorialística dos álbuns de Antonio Guerrapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_maria_tereza.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.