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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RXGUJ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | "Literature of the non-word": the paradox of bilingualism in Samuel Beckett's fiction |
Autor(es): | Julia de Vasconcelos Magalhaes Pinto |
Primeiro Orientador: | Thomas La Borie Burns |
Primeiro membro da banca : | Luiz Fernando Ferreira Sa |
Segundo membro da banca: | Suely Maria de Paula e Silva Lobo |
Resumo: | Para contribuir com o estudo da obra de Samuel Beckett, com foco na trilogia 'Molloy, Malone Dies' e 'The Unnamable' - especialmente o último, esta dissertação de mestrado tem por objetivo destacar a realização de Beckett enquanto um autor bilíngue. Nossa tese é a de que além do autoexílio geográfico, o autoexílio linguístico facilitou o processo de tornar a experiência de ser estrangeiro em um tema, na busca de Beckett por uma espécie de projeto estético - a 'literatura da despalavra', como ele mesmo o denominou. Demonstraremos que a experiência do bilinguismo é o eixo central em 'The Unnamable'. Além disso, a obra também se consolida num entre-lugar-entre nações e línguas. Esta pesquisa busca encontrar no trabalho de Beckett, como autor e como tradutor, justificativas para o desenvolvimento da hipótese de que tanto o bilinguismo quanto o trabalho de tradução mudaram a escrita de Beckett numa direção em que a relação entre língua e realidade e a dissolução do 'Eu' se configuram como eixo principal. |
Assunto: | Tradutores Beckett, Samuel, 1906-1989 Malone dies Crítica e interpretação Beckett, Samuel, 1906-1989 Molloy Crítica e interpretação Beckett, Samuel, 1906-1989 Unnamable Crítica e interpretação Bilingüismo |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8RXGUJ |
Data do documento: | 28-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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