Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8A
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño |
Authors: | Loiany Camile Gomes |
First Advisor: | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
First Referee: | Graciela Ines Ravetti de Gomez |
Second Referee: | Cristiano Silva de Barros |
Abstract: | A escrita performática é uma das variadas possibilidades que a performance tem para se manifestar. A partir da leitura de '2666', de Roberto Bolaño, buscamos analisar os elementos que comporiam a escrita performática, bem como entender sua construção na obra de Bolaño. Para tanto, foi necessário ampliar para outros temas, como a figura do intelectual, a autoficção, o discurso sobre o outro, crimes e violência na literatura e a formação da figura do escritor/autor. Foi durante o processo de reflexão desses temas que entendemos que a performance e a performance escrita se manifestam de variadas maneiras: na corporeidade, na temática escolhida para o texto literário e, sem dúvida, na própria forma da escrita. Buscamos ainda promover uma discussão que destacasse assuntos relevantes para a América Latina -mas sem perder de vista a literatura latino-americana -, como violência, relações políticas, econômicas e ideológicas com Estados Unidos e Europa, atuação de intelectuais, entre outros. A escolha da teoria da performance para ser o operador teórico relaciona-se à mobilidade e flexibilidade que tal conceito oferece, porque seu fundamento é abrigar elementos contraditórios, divergentes e paradoxais. Por meio da leitura de entrevistas de Roberto Bolaño, textos de sua autoria e do exame de alguns conceitos e teorias, que se somaram ao potencial de análise da performance, empreendeu-se uma reflexão que relacionou a escrita performática à obra '2666'. Isso se concretizou realizando três operações - análise da teoria da performance e da performance escrita; reflexão sobre as temáticas principais identificadas em '2666'; e cotejamento de tais teorias com as temáticas listadas. Assim, pudemos entender que Roberto Bolaño se vale de recursos linguísticos, temáticos e ideológicos que o aproximam do que compreendemos como escrita performática. |
Subject: | Política na literatura Violencia na literatura Performance (Arte) Bolaño, Roberto, 1953-2003 2666 Crítica e interpretação Literatura e história América Latina |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8A |
Issue Date: | 30-May-2012 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_final___loiany.pdf | 849.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.