Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8A
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A escrita performática em 2666, de Roberto Bolaño
Authors: Loiany Camile Gomes
First Advisor: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
First Referee: Graciela Ines Ravetti de Gomez
Second Referee: Cristiano Silva de Barros
Abstract: A escrita performática é uma das variadas possibilidades que a performance tem para se manifestar. A partir da leitura de '2666', de Roberto Bolaño, buscamos analisar os elementos que comporiam a escrita performática, bem como entender sua construção na obra de Bolaño. Para tanto, foi necessário ampliar para outros temas, como a figura do intelectual, a autoficção, o discurso sobre o outro, crimes e violência na literatura e a formação da figura do escritor/autor. Foi durante o processo de reflexão desses temas que entendemos que a performance e a performance escrita se manifestam de variadas maneiras: na corporeidade, na temática escolhida para o texto literário e, sem dúvida, na própria forma da escrita. Buscamos ainda promover uma discussão que destacasse assuntos relevantes para a América Latina -mas sem perder de vista a literatura latino-americana -, como violência, relações políticas, econômicas e ideológicas com Estados Unidos e Europa, atuação de intelectuais, entre outros. A escolha da teoria da performance para ser o operador teórico relaciona-se à mobilidade e flexibilidade que tal conceito oferece, porque seu fundamento é abrigar elementos contraditórios, divergentes e paradoxais. Por meio da leitura de entrevistas de Roberto Bolaño, textos de sua autoria e do exame de alguns conceitos e teorias, que se somaram ao potencial de análise da performance, empreendeu-se uma reflexão que relacionou a escrita performática à obra '2666'. Isso se concretizou realizando três operações - análise da teoria da performance e da performance escrita; reflexão sobre as temáticas principais identificadas em '2666'; e cotejamento de tais teorias com as temáticas listadas. Assim, pudemos entender que Roberto Bolaño se vale de recursos linguísticos, temáticos e ideológicos que o aproximam do que compreendemos como escrita performática.
Subject: Política na literatura
Violencia na literatura
Performance (Arte)
Bolaño, Roberto, 1953-2003 2666 Crítica e interpretação
Literatura e história América Latina
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8UXJ8A
Issue Date: 30-May-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final___loiany.pdf849.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.