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dc.contributor.advisor1Sergio Alcides Pereira do Amaralpt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Rogerio Cordeiro Fernandespt_BR
dc.contributor.referee2Alcmeno Bastospt_BR
dc.creatorBreno Couto Kummelpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:53:14Z-
dc.date.available2019-08-12T12:53:14Z-
dc.date.issued2012-06-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8VGKM8-
dc.description.resumoEste estudo busca entender um problema pouco discutido na crítica da literatura brasileira: por que a grande pujança produtiva do sistema literário brasileiro durante a ditadura militar não teve continuidade com a recém-conquistada liberdade da redemocratização? Considerando que a situação política vigente no país era constantemente assunto de discussão e de obras artísticas, busquei no passado do empenho tradicionalmente presente na literatura brasileira um caminho para compreender melhor este momento, visto aqui como uma espécie de continuidade desta tendência histórica. Para compor este painel, é feita uma retrospectiva da literatura brasileira e seus diferentes desenvolvimentos do engajamento, tomando o incômodo de muitas figuras literárias com a consagração eminente de Machado de Assis como parâmetro de entendimento dos limites desta proeminência do critério do empenho. Busca-se neste estudo uma visão mais equilibrada do saldo produzido por esta constante do tema político no imaginário cultural durante o período ditatorial, pensando que a ausência de continuidade desta pujança produtiva durante a redemocratização tem relação direta com a riqueza literária do período anterior. Para melhor ilustrar esta interpretação deste momento crítico do sistema literário brasileiro, é feita uma leitura dos romances 'A Festa' (1976), de Ivan Angelo e 'Confissões de Ralfo' (1975), de Sérgio Sant'Anna, especificamente buscando nessas duas narrativas osdiferentes lugares do elemento político e da conjuntura social daquele momento autoritário. Por fim, é feita uma tentativa de entender como esses desenvolvimentosdo sistema literário brasileiro de quarenta anos atrás afetam a produção contemporânea, frequentemente descrita como descontínua em relação à tradição.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectengajamento artísticopt_BR
dc.subjectditadura militarpt_BR
dc.subjectliteratura brasileirapt_BR
dc.subject.otherPolítica e literaturapt_BR
dc.subject.otherBrasil História 1964-1985pt_BR
dc.subject.otherSant'Anna, Sérgio, 1941- Confissões de Ralfo Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira História e críticapt_BR
dc.subject.otherAngelo, Ivan, 1936- Festa Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura e históriapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedadept_BR
dc.titleOs órfãos da ditadura: causas e consequências do uso constante do regime militar como tema literáriopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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