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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956KV3
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Na batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no coco cearense e candombe mineiro |
Autor(es): | Ridalvo Felix de Araújo |
primer Tutor: | Sonia Maria de Melo Queiroz |
primer miembro del tribunal : | Marcos Antonio Alexandre |
Segundo miembro del tribunal: | Josiley Francisco de Souza |
Resumen: | Grande parte das tradições de cantos dançados encontradas no Brasil resulta do continuum inscrito pelos palimpsestos de matrizes africanas que tiveram que ser ressignificadas. Estudos têm revelado, nos últimos tempos, que a maioria das manifestações afrobrasileiras é ramificada na grande família linguística e cultural banto, constituída por trezentas línguas muito semelhantes e faladas em vinte e um países. No solo brasileiro muitos africanos protagonizaram várias e complexas etnogêneses sucessivamente reiniciadas ao longo dos últimos três séculos: formas diversas de culto aos antepassados, cosmologias de vidas distintas do sistema europeu dominante, com valores, costumes, crenças e tradições que constituíram a cultura afrobrasileira. Porém, é importante ressaltar que as convergências e trocas culturais, porque originárias de diferentes agrupamentos e referências etnolinguísticas, realizadas ao longo de nossa história, estão marcadas por conflitos e negociações e, muitas delas, manifestas também a partir de diferentes tentativas de diálogo, nem sempre amistosas. Estudamos duas culturas de cantos dançados encontradas no Nordeste e Sudeste do país: a primeira, o coco dançado, localizada no Cariri cearense; a segunda, o candombe mineiro da comunidade da Lapinha, Lagoa Santa (MG). Essas culturas orais distintas são comparadas através das performances dos cantos dançados, que constituem linguagens verbais e corporais, e instrumentos musicais cujas técnicas de confecção são, na maioria dos casos, utilizadas pelos povos congo-angoleses. Além disso, expomos alguns depoimentos e narrativas de capitães e mestres sobre a origem da tradição dos cantos dançados e como esses registros são fundamentos para a elaboração de atos poéticos, tradicionalmente praticados no cotidiano das comunidades. Seguindo o caminho da composição performativa e instrumental, descrevemos outras tradições afrobrasileiras que se assemelham e são igualmente encontradas no Brasil como o jongo, o tambor de crioula, o batuque paulista e o batuque no norte-noroeste mineiro |
Asunto: | Candombe (Dança) Minas Gerais Negros Canções e musica Relações culturais Performance (Arte) Negros Dança Ceará Côco (Dança) Ceará Negros Usos e costumes Tradição oral Oralidade Negros Dança Minas Gerais Música afro-brasileira Poesia sonora |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956KV3 |
Fecha del documento: | 4-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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