Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956KV3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sonia Maria de Melo Queirozpt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Josiley Francisco de Souzapt_BR
dc.creatorRidalvo Felix de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:56:58Z-
dc.date.available2019-08-11T02:56:58Z-
dc.date.issued2013-02-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-956KV3-
dc.description.resumoGrande parte das tradições de cantos dançados encontradas no Brasil resulta do continuum inscrito pelos palimpsestos de matrizes africanas que tiveram que ser ressignificadas. Estudos têm revelado, nos últimos tempos, que a maioria das manifestações afrobrasileiras é ramificada na grande família linguística e cultural banto, constituída por trezentas línguas muito semelhantes e faladas em vinte e um países. No solo brasileiro muitos africanos protagonizaram várias e complexas etnogêneses sucessivamente reiniciadas ao longo dos últimos três séculos: formas diversas de culto aos antepassados, cosmologias de vidas distintas do sistema europeu dominante, com valores, costumes, crenças e tradições que constituíram a cultura afrobrasileira. Porém, é importante ressaltar que as convergências e trocas culturais, porque originárias de diferentes agrupamentos e referências etnolinguísticas, realizadas ao longo de nossa história, estão marcadas por conflitos e negociações e, muitas delas, manifestas também a partir de diferentes tentativas de diálogo, nem sempre amistosas. Estudamos duas culturas de cantos dançados encontradas no Nordeste e Sudeste do país: a primeira, o coco dançado, localizada no Cariri cearense; a segunda, o candombe mineiro da comunidade da Lapinha, Lagoa Santa (MG). Essas culturas orais distintas são comparadas através das performances dos cantos dançados, que constituem linguagens verbais e corporais, e instrumentos musicais cujas técnicas de confecção são, na maioria dos casos, utilizadas pelos povos congo-angoleses. Além disso, expomos alguns depoimentos e narrativas de capitães e mestres sobre a origem da tradição dos cantos dançados e como esses registros são fundamentos para a elaboração de atos poéticos, tradicionalmente praticados no cotidiano das comunidades. Seguindo o caminho da composição performativa e instrumental, descrevemos outras tradições afrobrasileiras que se assemelham e são igualmente encontradas no Brasil como o jongo, o tambor de crioula, o batuque paulista e o batuque no norte-noroeste mineiropt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcoco-dançadopt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjectculturas afrobrasileiraspt_BR
dc.subjectcandombept_BR
dc.subjectPoéticas oraispt_BR
dc.subject.otherCandombe (Dança) Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherNegros Canções e musicapt_BR
dc.subject.otherRelações culturaispt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherNegros Dança Cearápt_BR
dc.subject.otherCôco (Dança) Cearápt_BR
dc.subject.otherNegros Usos e costumespt_BR
dc.subject.otherTradição oralpt_BR
dc.subject.otherOralidadept_BR
dc.subject.otherNegros Dança Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherMúsica afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherPoesia sonorapt_BR
dc.titleNa batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no coco cearense e candombe mineiropt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
na_batida_do_corpo__na_pisada_do_cant___ridalvo_f._de_araujo_fale_ufmg.pdf12.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.