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dc.contributor.advisor1Georg Ottept_BR
dc.contributor.referee1Roberto Alexandre do Carmo Saidpt_BR
dc.contributor.referee2Andrea Lombardipt_BR
dc.creatorBruna Fontes Ferrazpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:33:35Z-
dc.date.available2019-08-14T16:33:35Z-
dc.date.issued2013-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-956LBJ-
dc.description.abstractPubblicata nel 1965 lopera Le Cosmicomiche, di Italo Calvino, può essere letta come un libro di crisi, segnando una svolta nella sua forma di concepire e scrivere letteratura, poiché avvicina questa alla scienza, esercita il pensiero immagetico e innova la propria forma di rappresentazione letteraria. La proposta di questa tesi è quindi quella di riflettere sul concetto di mimesi, percorrere la concezione di fiction come creazione di mondi possibili, per poi svolgere delle considerazioni su una mimesi che, benché sia ancorata in dati del reale, abbracci il linguaggio stesso come riferimento alla sua fiction. La parola cessa, così, di essere eco della realtà, e si constituisce in un universo che deriva dal linguaggio per creare mondi possibili. Basandoci soprattutto sul pensiero di Wolfgang Iser, Luiz Costa Lima, Walter Benjamin e Hans Blumenberg, oltre a Calvino stesso, cerchiamo di percorrere la metafora del libro e, in modo speciale, del libro cosmicomico, come un universo.pt_BR
dc.description.resumoPublicada em 1965, a obra As cosmicômicas, de Italo Calvino, pode ser lida como um livro de crise, marcando uma virada em sua forma de conceber e escrever literatura, por aproximar desta a ciência, exercitar o pensamento imagético e inovar a própria forma de representação literária. A proposta desta dissertação é, pois, refletir sobre o conceito de mímesis, percorrendo a concepção de ficção como criação de mundos possíveis, para, enfim, tecer considerações sobre uma mímesis que, mesmo se ancorando em dados do real, abarque a própria linguagem como referência à sua ficção. A palavra deixa, assim, de ser eco da realidade, constituindo-se como um universo que deriva da linguagem para criar mundos possíveis. Baseando-nos, sobretudo, no pensamento de Wolfgang Iser, Luiz Costa Lima, Walter Benjamin e Hans Blumenberg, além do próprio Calvino, procuramos percorrer a metáfora do livro e, especialmente, do livro cosmicômico, como um universo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro-universopt_BR
dc.subjectMímesispt_BR
dc.subjectMundos possíveispt_BR
dc.subjectAs cosmicômicaspt_BR
dc.subjectItalo Calvinopt_BR
dc.subject.otherMimese na literaturapt_BR
dc.subject.otherEsteticapt_BR
dc.subject.otherLivros e leitura na literaturapt_BR
dc.subject.otherCalvino, Italo, 1925-1985 Cosmicômicas Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.subject.otherFicção italiana História e críticapt_BR
dc.titleO universo em um livro: As cosmicômicas, de Ítalo Calvinopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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