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Type: Tese de Doutorado
Title: Mil e uma utilidades: a contribuição da literatura brasileira para a crítica da publicidade
Authors: Marcos Fabricio Lopes da Silva
First Advisor: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
First Referee: Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Second Referee: Eduardo de Assis Duarte
Third Referee: Murilo Marcondes de Moura
metadata.dc.contributor.referee4: Paulo Bernardo Ferreira Vaz
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a crítica da propaganda encontrada na literatura de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes. Em termos específicos, pretende-se com este estudo interpretar a linguagem literária destes autores, revelando seus mecanismos de apresentação e representação do campo publicitário. Com tal operação, é possível verificar como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Sebastião Nunes lançaram seus olhares atentos para a publicidade, fazendo dela uma temática literária importante para compreender culturalmente a sociedade do seu tempo. Os escritores, em seus textos, dedicaram uma especial atenção para observar em nossos hábitos comportamentais, promovidos pela propaganda, alguns acentos problemáticos. Os mais recorrentes se referem ao consumismo, à felicidade eufórica, ao narcisismo, à alienação e à reificação. Outra intenção da pesquisa é poder reunir um 'corpus' literário dedicado à problematização do discurso publicitário, no sentido de, assim, contribuir para a consolidação de uma fortuna crítica acerca dos estudos de comunicação e de literatura, numa perspectiva interdisciplinar.
Abstract: The overall objective of this research is to analyze the criticism of advertising as presented in the literature written by Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade and Sebastião Nunes. Specifically, this study intends to disclose - through interpretation of their literary language - the mechanisms by which the publicity field is presented and represented. This operation makes it possible to understand how Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade and Sebastião Nunes have attentively observed publicity and turned it into an important theme for their literature so as to comprehend culturally the society of their times. They were attentive enough to observe a number of problematic issues related to behavior habits which were promoted by advertising. The most recurrent aspects among these are related to consumerism, euphoric happiness, narcissism, alienation and reification. Another goal implied by this research points to the possibility of gathering a literary corpus around the questioning of the discourse of publicity. In this sense, it aims to contribute with the consolidation of a critical corpus concerning the studies of literature and communication in an interdisciplinary perspective.
Subject: Discurso publicitário
Análise do discurso literário
Nunes, Sebastião, 1938- Crítica e interpretação
Literatura brasileira História e crítica
Comunicação de massa e literatura
Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretação
Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956MA9
Issue Date: 21-Feb-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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