Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-959NJ9
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reinaldo Martiniano Marquespt_BR
dc.contributor.referee1Eneida Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredopt_BR
dc.creatorIsadora Almeida Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:52:14Z-
dc.date.available2019-08-14T17:52:14Z-
dc.date.issued2013-02-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-959NJ9-
dc.description.abstractThe place that Brazilian popular urban music occupies in the imaginary of this countrys population and its importance for the cultural scenario has not always been similar to the configurations known by our post-bossa nova society. If, nowadays, samba and the acoustic guitar are major symbols of our national cultural identity, one hundred years ago the context was very different. Popular music, in the beginnings of the XXth century, was victim of a great amount of prejudice, as it was not accepted as an art and was relegated to the periphery. With this acknowledgement came the curiosity on a better comprehension of this other Brazilian cultural context and, for such, I have chosen to investigate how this issue is discussed in literary texts of the time. Lima Barreto, who is usually associated to alterity, to deviation of common sense, was one of the few writers who decided to dedicate part of their texts to the theme of popular music. This fact was the main reason why his oeuvre mainly the novels Triste fim de Policarpo Quaresma and Clara dos Anjos has been chosen as the object of this research. If Lima Barretos literature is usually characterized as deviant to common sense and to prejudice in several of its forms, this does not seem to happen in the case of Brazilian popular music. In this particular matter, the author ends up reproducing the prejudices, depicting popular music and the popular musicians as negative elements for society. Thus, the objective of this text was to conduct a better investigation of how Lima Barreto saw Brazilian popular urban music and how his perspective can be related to the common sense on such issue. As a result, It was verified that the authors prejudice when it comes to popular music manifestations was very strong. As the final thought of this research, one important question is asked: Is there still elitism and prejudice in regards to popular urban music?pt_BR
dc.description.resumoO lugar da música popular urbana brasileira no imaginário da O lugar da música popular urbana brasileira no imaginário da população do país e sua importância para o cenário cultural nem sempre foram os mesmos com os quais se acostumou a sociedade brasileira pós-bossa nova. Se, na atualidade, o samba e o violão são símbolos da identidade cultural nacional, um século atrás o panorama era outro. A música popular, em inícios de século XX, sofria de grande preconceito, não sendo aceita como arte e relegada à periferia. A partir desta constatação, surgiu a curiosidade de se compreender melhor como funcionava esse outro contexto cultural brasileiro e, para isso, escolheu-se verificar como esta questão é discutida pelos textos literários da época. Lima Barreto, escritor geralmente associado à questão da alteridade, à afronta do senso comum, foi um dos poucos autores que decidiram dedicar parte de sua escrita à temática da música popular, tendo sua obra enfatizando-se os romances Triste fim de Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos , por esta razão, sido escolhida como objeto desta pesquisa. Se a literatura de Lima Barreto caracteriza-se, geralmente, por afrontar o senso comum e buscar diluir preconceitos da sociedade, o mesmo não parece acontecer quando a questão é a música popular brasileira. No caso desta, o escritor acaba por reproduzir preconceitos comuns à sociedade da época, colocando o músico e a música popular como elementos em grande medida negativos para a sociedade brasileira. Em razão disto, o objetivo deste trabalho foi investigar melhor a forma como Lima Barreto encara a música popular urbana brasileira e como sua perspectiva se relaciona à perspectiva do senso comum sobre a questão. Verificou-se que o preconceito do autor no que tange às manifestações populares da música era bastante forte, e finalizou-se a discussão trazendo a questão para a atualidade. Haverá ainda elitismo e preconceito quando se trata de música popular urbana?pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLima Barretopt_BR
dc.subjectSenso comumpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMúsica popular urbanapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.otherAlteridadept_BR
dc.subject.otherBarreto, Lima, 1881-1922 Clara dos anjos Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSenso comumpt_BR
dc.subject.otherBarreto, Lima, 1881-1922 Triste fim de Policarpo Quaresma Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica popular Brasil Séc XXpt_BR
dc.subject.otherMúsica e literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e sociedadept_BR
dc.titleLiteratura, história e senso comum: Lima Barreto e suas representações do músico popularpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_biblioteca_final.pdf843.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.