Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-967FHR
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Bernardo Carvalho, Jorge Luis Borges e as poéticas do artifício
Autor(es): Cristiano Rodrigues Batista
Primeiro Orientador: Georg Otte
Primeiro membro da banca : Roberto Alexandre do Carmo Said
Segundo membro da banca: Gustavo Silveira Ribeiro
Resumo: Este trabalho apresenta uma aproximação entre parte da obra ficcional de Jorge Luis Borges e dois romance de Bernardo Carvalho, 'Nove noites' e 'Mongólia'. Considerando uma visão não-naturalizada da realidade e da arte, pensamos como os artifícios são base para a literatura dos dois escritores. Desenvolvemos uma análise que indica os artifícios como um meio de construção artística capaz de relativizar certas concepções do real, além de significarem uma técnica prolífica de reflexão acerca de diversos temas que são alvo de investigação do conhecimento. Reconhecemos a obra borgeana como um marco na concepção de uma poética artificiosa e, a partir daí, percebemos como a poética carvalhiana utiliza do mesmo expediente e possui muitos pontos semelhantes à obra do argentino. Sem a pretensão de esgotar o assunto, por último, elaboramos um breve conceito dos artifícios ficcionais partindo das obras analisadas
Assunto: Carvalho, Bernardo, 1960- Nove noites Crítica e interpretação
Borges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretação
Análise do discurso narrativo
Literatura comparada Brasileira e argentina
Literatura comparada Argentina e brasileira
Carvalho, Bernardo, 1960- Mongólia Crítica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-967FHR
Data do documento: 26-Mar-2013
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