Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97BJSH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luis Alberto Ferreira Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee1Graciela Ines Ravetti de Gomezpt_BR
dc.contributor.referee2Sergio Alcides Pereira do Amaralpt_BR
dc.contributor.referee3Fabio Akcelrud Durãopt_BR
dc.contributor.referee4José Luís Jobim de Salles Fonsecapt_BR
dc.creatorNabil Araújo de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:39:46Z-
dc.date.available2019-08-12T11:39:46Z-
dc.date.issued2013-04-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-97BJSH-
dc.description.resumoEste trabalho traz à luz e explora, em termos histórico-epistemológico-pedagógicos, o evento comparatista o qual, manifestando-se, a princípio, por ocasião da emergência do discursodo comparatismo nos estudos literários franceses de fins do século XIX e início do XX, deixase apreender, não obstante, para muito além (e aquém) de tal ocasião, em sua amplitude e significação plenas, seja através de uma perspectiva eminentemente diacrônica no âmbito dahistória da crítica , seja através de uma perspectiva eminentemente sincrônica no âmbito do ensino de literatura. A tese estrutura-se pela justaposição de três grandes capítulos, cada qual performando a (des)leitura de uma determinada obra representativa da teoria literáriaanglófona Death of a discipline (2003) de Gayatri Spivak; Theory of literature (1949) de René Wellek e Austin Warren; Practical criticism (1929) de I. A. Richards , (des)leitura essa que, abarcando inúmeros outros textos mobilizados por ocasião e em função da abordagemdos três objetos principais, acarreta o desmantelamento seja da (a) pretensão disciplinar do discurso comparatista ocidental, no primeiro capítulo; seja da (b) pretensão epistemológicometodológica do programa de uma teoria da literatura no âmbito da modernidade crítica, no segundo capítulo; seja da (c) pretensão pedagógica do programa de uma crítica prática que se encontra na base da institucionalização dos literary studies no mundo anglófono, no terceiro capítulo isso de modo a, em síntese, dar a ver (e a reverberar), em sua plenitude,justamente o evento maior que confere nome ao trabalho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos Literáriospt_BR
dc.subject.otherLiteratura Filosofiapt_BR
dc.subject.otherLiteratura Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparadapt_BR
dc.subject.otherCríticapt_BR
dc.titleO evento comparatista: na história da crítica / no ensino de Literaturapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese__nabil_ara_jo_.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.