Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-98ZMSG
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Metamorfoses de um rei: imagens de vilania em "Richard III" de William Shakespeare |
Autor(es): | Gloria Maria Guine de Mello |
Primeiro Orientador: | Thais Flores Nogueira Diniz |
Primeiro membro da banca : | Thomas La Borie Burns |
Segundo membro da banca: | Solange Ribeiro de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Brunilda Tempel Reichmann |
Quarto membro da banca: | Luiz Roberto Zanotti |
Resumo: | Metamorfoses de um Rei: As Imagens de Vilania em Richard III, de William Shakespeare busca discutir a caracterização do vilão nos seguintes filmes: 'Richard III', 1955, dirigido por Laurence Olivier, Inglaterra; 'Richard III', 1995, dirigido por Richard Loncraine, EUA; 'Looking for Richard' ('Ricardo III', um ensaio) 1996, dirigido por Al Pacino, EUA considerados como uma cadeia criativa desencadeada pela peça 'Richard III', de William Shakespeare. Esta análise também inclui o óleo sobre tela de Salvador Dalí 'Portrait of Laurence Olivier in the role of Richard III' (Retrato de Laurence Olivier no papel de Richard III), 1955. As obras são analisadas com o apoio de teorias sobre a vilania, a adaptação e a intermidialidade, chegando a conclusões que apontam para o fato de que abordagens diferentes na adaptação de peças shakespearianas para o cinema são influenciadas por circunstâncias colocadas pelos aspectos qualificadores contextuais e pelos aspectos qualificadores operacionais das mídias, conforme definidos por Lars Ellestrm. Foi acrescentado um breve capítulo final que faz considerações sobre a recente descoberta dos restos mortais de Richard III em Leicester, Inglaterra e as possíveis consequências desse achado em futuros estudos sobre o personagem histórico, bem como o teatral |
Abstract: | Metamorfoses de um Rei: Imagens de Vilania em Richard III, de William Shakespeare aims at discussing the villains characterization in the following films: Richard III, 1955, directed by Laurence Olivier, England; Richard III, 1995, directed by Richard Loncraine, USA, and Looking for Richard, 1996, directed by Al Pacino, USA considered as a creative chain triggered by William Shakespeares play Richard III. It also includes Salvador Dalís oil on canvas Portrait of Laurence Olivier in the role of Richard III, 1955. The works are analyzed with the support of theories on villainy, adaptation and intermediality, reaching conclusions that point to the fact that different approaches to the adaptation of Shakespeares play into the movies are influenced by circumstances posed by the contextual qualifying aspects and the operational qualifying aspect as defined by Lars Elleström. A short final chapter has been added considering the recent finding of Richard IIIs death remains in Leicester, England, and its possible consequences on future studies of the historical as well as the theatrical character. |
Assunto: | Shakespeare, William, 1564-1616 Roteiros cinematograficos Looking for Richard (Filme) Mal na literatura Vilões no cinema Shakespeare, William, 1564-1616 Richard III Crítica e interpretação Richard III (Filme : 1955) Dali, Salvador, 1904-1989 Intermidialidade Teatro inglês Adaptações para cinema e vídeo |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-98ZMSG |
Data do documento: | 25-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_gloria__ltima_vers_o_agosto.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.