Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sara Del Carmen Rojo de La Rosapt_BR
dc.contributor.referee1Leda Maria Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Antonio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee3Silvina Liliana Carrizopt_BR
dc.contributor.referee4Narciso Larangeira Telles da Silvapt_BR
dc.creatorCarla Damêane Pereira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T13:37:23Z-
dc.date.available2019-08-11T13:37:23Z-
dc.date.issued2013-12-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26-
dc.description.resumoNesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos Humanospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro Espetacularpt_BR
dc.subjectLiteratura Dramáticapt_BR
dc.subjectCosmogonia Andinapt_BR
dc.subject.otherCosmogonia andinapt_BR
dc.subject.otherLiteratura e a guerrapt_BR
dc.subject.otherPacifico, Guerra do,1879 1884pt_BR
dc.subject.otherLiteratura e históriapt_BR
dc.subject.otherYuyachkani (Grupo teatral)pt_BR
dc.subject.otherVallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro peruano História e críticapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.titleA encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkanipt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.