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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9J6H72
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sabrina Sedlmayer Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Roniere Silva Menezes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Alexandre Rodrigues da Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Rodrigo Garcia Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Sérgio Roberto Gomide Filho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:29:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:29:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9J6H72 | - |
dc.description.resumo | Esta tese propõe um estudo das figurações da subjetividade, da morte e do erotismo na poesia de João Cabral de Melo Neto. A partir das especificidades e da interdependência que tais figurações estabelecem entre si, o objetivo é demonstrar que sujeito, morte e erotismo, mais do que simples eixos temáticos, são instâncias constitutivas do fazer poético cabralino. Para isso, em um primeiro momento, investiga-se de que modo os diversos recursos de dessubjetivação presentes no ideário estético de João Cabral atuam como mecanismos de subjetivação, pelos quais se dá a emergência negativa do sujeito no poema. Em seguida, a investigação volta-se para as questões que a morte suscita na poesia cabralina e que vão desde a autonomia do texto até a problemática existencial nele dissimulada, passando pela questão das imagens de si, da referência à realidade concreta, da temática sertaneja e do estabelecimento da pedra como modelo de poética em clara contraposição à finitude. Propõe-se, também, uma investigação do erotismo na obra de João Cabral, buscando evidenciar as novas possibilidades de leitura e interpretação que se configuram quando se considera a mútua constituição entre erotismo, subjetividade e morte. Nesse sentido, postulando a faca como imagem paradigmática do erótico na poesia cabralina, a tese examina as representações do feminino e da passionalidade, sobretudo aquelas ancoradas no espaço andaluz, para, em seguida, analisar de que modo não somente a morte e a subjetividade, mas outros elementos basilares do fazer poético de João Cabral podem ser ressignificados à luz das questões que o erotismo instaura. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | João Cabral de Melo Neto | pt_BR |
dc.subject | morte | pt_BR |
dc.subject | erotismo | pt_BR |
dc.subject | poesia brasileira | pt_BR |
dc.subject | subjetividade | pt_BR |
dc.subject.other | Morte na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Erotismo na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia brasileira História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Subjetividade na literatura | pt_BR |
dc.title | Antilira do eu, anteverso da morte, antiode de amor: subjetividade, finitude e erotismo na poesia de João Cabral de Melo Neto | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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