Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9KLHNK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Myriam Correa de Araujo Avilapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Ester Maciel de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee3Andrea Sirihal Werkemapt_BR
dc.contributor.referee4Pedro Sussekind Viveiros de Castropt_BR
dc.creatorDavidson de Oliveira Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:31:42Z-
dc.date.available2019-08-09T23:31:42Z-
dc.date.issued2014-05-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9KLHNK-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the symbolism of the book as compositional horizon for literature in modernity. From this extensive question, the thinking occurs in three movements. First, we investigate the significance of the book from the moment when the literary object left itself to conceptualize. Then, we reflect about the concept of literature, the literary language itself, as a specific formulation of epistemology that emerges in modernity. Finally, we argue if the possibility of the symbolism of the book (dated long before modernity) has been reworked in order to legitimize the composition plan and the language that the literature was limited in the aesthetic and modern knowledge field. For that, we live with three distant works in linear temporality, but close (or approachable) as constituents and intermediates of the hypothesis brought to discussion in these pages. It is the vindications of the book in Novalis , S. Mallarmé and J.L. Borges.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese discute o simbolismo do livro como horizonte de composição para a literatura na modernidade. A partir da extensa questão, o pensamento acontece em três movimentos. Primeiramente, investiga-se a significação do livro a partir do momento em que o objeto literário deixou-se conceituar. Em seguida, reflete-se o conceito de literatura, de linguagem propriamente literária, como formulação específica da epistemologia que emerge na modernidade. Finalmente, questiona-se a possibilidade de o simbolismo do livro (datado de muito antes da modernidade) ter sido reformulado com vistas a legitimar o plano de composição e a linguagem a que a literatura foi circunscrita no campo estético e dos saberes modernos. Para tanto, convivemos com três obras distantes em temporalidade linear, mas próximas (ou aproximáveis) enquanto constituintes e intermediárias da hipótese trazida à discussão nestas páginas. Trata-se das vindicações do livro em Novalis, S. Mallarmé e J. L. Borgespt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBorgespt_BR
dc.subjectMallarmépt_BR
dc.subjectmodernidadept_BR
dc.subjectlivropt_BR
dc.subjectNovalispt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectenciclopedismopt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherBorges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMallarmé, Stéphane, 1842-1898 Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subject.otherLiteratura moderna História e críticapt_BR
dc.subject.otherLivros Históriapt_BR
dc.subject.otherNovalis, 1772-1801 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleA conceitualidade do livro em literatura: desmesuras da página em Novalis, Mallarmé e Borgespt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.