Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9WJQXR
Tipo: Tese de Doutorado
Título: The house, the world, and the theatre: self-fashioning and authorial spaces in the prefaces of Hawthorne, Dickens, and James
Autor(es): Geraldo Magela Caffaro
Primeiro Orientador: Luiz Fernando Ferreira Sa
Primeiro membro da banca : Sergio Luiz Prado Bellei
Segundo membro da banca: Thomas La Borie Burns
Terceiro membro da banca: Marcelo Pen Parreira
Quarto membro da banca: John Carlos Rowe
Resumo: Esta tese examina processos de auto-modelamento em prefácios e introduções de Nathaniel Hawthorne, Charles Dickens e Henry James. O argumento geral é o de que a identidade autoral nesses textos é construída por meio de metáforas espaciais e figuras autorais de ressonância ideológica e cultural. As leituras propostas ligam essas metáforas espaciais e figuras autorais - organizadas de acordo com os grupos'casa', 'mundo' e 'teatro' -ao contexto histórico específico e às ideologias em circulação no século XIX. As principais perspectivas teóricas que apóiam essas leituras são a crítica dos gêneros literários, o novo historicismo greenblattiano, e a história literária. O conceito de auto-modelamento de Greenblatt, em particular, constitui um importante dispositivo de análise que viabiliza a percepção da autoria como uma categoria que confunde as fronteiras entre vida social e 'performance', (ou entre os modos 'autoral' e 'performativo'). Os autores estudados aparecem, sob essa luz, como sujeitos biográficos e partícipes de um 'teatro de imagens'; e os prefácios que 'abrigam' esse autores ganham interesse renovado por sua relevância histórica e qualidade imaginativa.
Abstract: This Dissertation examines self-fashioning processes in prefaces and introductions by Nathaniel Hawthorne, Charles Dickens, and Henry James. The general argument is that in these texts authorial identity is constructed through spatial metaphors and authorial figures of ideological and cultural resonance. The readings proposed connect these spatial metaphors and authorial figures - organized according to the groups 'house,' 'world,' and 'theater' - to the specific historical context and to ideologies circulating in the nineteenth-century. The main theoretical perspectives that support these readings are genre criticism, Greenblattian new historicism, and literary history. Greenblatt's concept of 'self-fashioning', in particular, constitutes an important operative device that enables the perception of authorship as a category that blurs the boundaries between social life and 'performance' (or between the 'authorial' and the 'actorial' modes). The authors studied appear, in this light, both as biographical subjects and participants in a 'theatre of images;' and the prefaces that 'house' these authors gain renewed interest for their historical relevance and imaginative quality.
Assunto: Prefácios
Dickens, Charles , 1812-1870 Crítica e interpretação
Literatura História e crítica
Hawthorne, Nathaniel , 1804-1864 Crítica e interpretação
Crítica
Henry, James , 1843-1916 Crítica e interpretação
Idioma: Inglês
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9WJQXR
Data do documento: 15-Mai-2015
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertation_gmcaffaro.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.